Prefeito anuncia novos leitos de UTI e quer abrir 3 centros de triagem

Fonte:

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou a abertura de mais leitos de UTI Adulto e Pediátrica no antigo Pronto Socorro, hospital de referência para tratamento de pacientes com covid-19. Além disso, estuda a possibilidade de abrir três centros de triagem na cidade.

O Pronto Socorro contava, até agora, com 20 leitos de UTI Adulto para pacientes da covid e 5 leitos de UTI Pediátrica. Agora, serão abertos mais 10 leitos de UTI Adulto, chegando a 30 no total; e mais 9 leitos de UTI Pediátrica, chegando ao total de 14.

Além disso, também serão abertos novos leitos de enfermarias, que atendem casos mais leves da doença. De 20, passarão a ser 47 leitos, 27 novos.

“Estou preocupado com a escalada muito progressiva de casos. Cuiabá não cresceu tanto como outros municípios. O estado explodiu de casos, mais que quadruplicou, e sobra tudo aqui em Cuiabá. Então, a gente precisa se preparar. Precisamos estar sempre estruturados e nos planejar para isso. Até sexta-feira vamos abrir mais. Não vai ter jeito, vai ter que abrir. É uma necessidade”, afirmou o prefeito, em sua live nesta terça-feira (25).

Também está em estudo a abertura de três centros de triagem para testagem da covid-19. Após várias tentativas de fazer com o Estado reabrisse o Centro de Triagem na Arena Pantanal, Emanuel afirma ter desistido.

De acordo com o prefeito, o número de testes passou de 2 mil em dezembro, para 53 mil desde o início de janeiro, ou seja, em apenas 24 dias são 50 mil a mais.

“Planejamos 70 mil testes rápidos para três meses, 90 dias, mas só nos últimos 24 dias já foram 53 mil testes rápidos. Não há no mundo estrutura pública ou privada que suporte. Já que não consegui sensibilizar o Estado, vamos tentar abrir por aqui”, afirmou.

A intenção é abrir centros de triagem na região central de Cuiabá, na grande Morada da Serra (CPA) e no Coxipó. O estudo deve estar concluído até a próxima terça-feira, 1º de fevereiro, quando ele realiza uma nova live.

Fonte: Repórter MT