Devido ao rápido aumento nos casos de covid-19 e gripe em Cuiabá após o Ano Novo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá abrir 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos próximos dias. A secretaria Suelen Danielen Alliend afirmou, nesta quinta-feira (20), que foram requisitados 30 leitos ao Ministério da Saúde, porém 10 não foram aprovados.
Segundo a secretária, há confirmação apenas destes até o momento, mas há possibilidade de abrir mais. Porém, para isso é preciso ajuda do Estado, o que não está ocorrendo.
Cuiabá está sobrecarregada de casos de gripe e covid-19 em várias unidades de saúde por conta do recebimento de pacientes do interior. Enquanto isso, o Estado tem fornecido testes de covid que não são suficientes para atender a toda demanda, conforme informou a secretaria.
“A abertura de leitos é tripartite e quando não tem esse apoio do governo Federal e Estadual, o município fica com todo o custeio que é altíssimo. Cuiabá está sendo uma mãe em atender todo o estado, atendendo uma demanda que não é nossa”, relata Suelen.
De acordo com a secretária, tanto os leitos de UTI covid quando os gerais estão com alta ocupação, mas não completamente lotados ainda. A situação está sendo monitorada em busca de alternativas. As undiades a seremn abertas receberam pacientes não covid. Contaminados pelo coronavírus são levados ao antigo Pronto Socorro.
“Estamos com infartados, com que teve AVC, com quem está com gripe, com covid, acidente”, relata.
Em Mato Grosso, a taxa de ocupação está em 80% para UTIs de covid adulto e em 30% para enfermaria adulto.
Dentre os 10 municípios com maior número de casos de covid-19 estão: Cuiabá (116.406), Várzea Grande (42.941), Rondonópolis (39.303), Sinop (27.865), Tangará da Serra (19.357), Sorriso (18.713), Lucas do Rio Verde (16.474), Primavera do Leste (15.901), Cáceres (13.009) e Alta Floresta (11.946).
Fonte: Gazeta Digital