Obras do BRT envolvem viaduto na Fernando Corrêa e reforma do terminal André Maggi

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A implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT, em inglês) em Cuiabá e Várzea Grande acompanha um pacotão de obras de infraestrutura para auxiliar na mobilidade urbana, segundo anunciou o Governo de Mato Grosso.

Entre as obras auxiliares está a reconstrução do Terminal André Maggi, em Várzea Grande, e a construção de um viaduto na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá. Conforme o Estado, o viaduto vai ser implantado no encontro com a Avenida Beira Rio, onde atualmente há apenas uma rotatória. Na mesma região, deverá ser construída uma nova ponte sobre o Rio Coxipó para comportar o tráfego.

Segundo o anteprojeto apresentado pelo Estado no mês de junho, tanto a nova ponte quanto o novo viaduto devem conter apenas duas pistas, exclusivas para a passagem do BRT.

Outras obras complementares que já foram anunciadas pelo Estado estão a criação de dois terminais para o BRT, sendo um na região do Coxipó e outro no CPA, e de outras 46 estações nas quais o BRT fará sua conexão.

O projeto ainda prevê a requalificação do Largo do Rosário e outras adequações no trânsito, além da construção de um parque linear de 6,2 quilômetros ao longo da Avenida do CPA. Esse parque, segundo o anteprojeto, deve ligar o terminal do CPA com uma das estações na entrada do bairro Araés, e contará com espaços para convívio urbano e ciclovia. Ainda conforme o anteprojeto, deverão ser plantadas 280 novas árvores na região.

Já a requalificação do Largo do Rosário, previsto no anteprojeto, prevê espaços para feiras e eventos em uma praça cívica. O local também deve transformar a rua lateral da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em um calçadão.

Entre as demais obras está a requalificação da Prainha, prevendo ampliação da infraestrutura de captação das águas pluviais, o alargamento das calçadas, arborização e tratamento das calçadas para garantir a acessibilidade.

Edital

Nesta semana, o Estado publicou o edital de licitação para a implantação do modal, com preço estimado em R$ 480,5 milhões. Conforme o governo, o valor compreende, além da elaboração dos projetos básicos e executivos de engenharia, de desapropriação, e a obtenção de todas as licenças, outorgas, aprovações, bem como a execução das obras.

O Estado marcou a abertura das propostas para 27 de janeiro e espera que o contrato para início das obras seja assinado ainda no primeiro semestre de 2022. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 24 meses.

Fonte: Repórter MT