A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que, em dezembro, foram registrados três casos de Influenza A — H3N2 em Cuiabá. O vírus é o mesmo associado à epidemia de gripe registrada neste mês nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. A pasta, porém, afirma que a situação ainda não é considerada um surto na Capital.
Fique atualizado: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias mais importantes do dia clique aqui
O Rio de Janeiro foi a primeira a confirmar que era afetada pelo surto da gripe. Mais de 23 mil casos foram registrados apenas nas últimas quatro semanas na cidade, conforme dados da Secretaria de Saúde do município. Na terça (14), São Paulo e Salvador também confirmaram a mesma epidemia.
Este cenário revela uma mudança em relação ao ano passado. Isto porque em 2020, enquanto os casos de Covid-19 predominaram no país, a Influenza não teve tantos registros. O mês de dezembro, porém, revela uma mudança de tendência, de aumento, que já preocupa as autoridades sanitárias.
De acordo com a SMS, em casos de detecção do vírus da Influenza, independentemente se H1N1, H3N2 ou Influenza B, a notificação é obrigatória, conforme parâmetros do Ministério da Saúde. O procedimento ocorre sempre em casos de diagnóstico de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
Depois da notificação, são feitos exames para identificar qual o vírus causador da SRAG. Vale destacar que com a pandemia, os casos de Covid-19 também foram vinculados a SRAG, por apresentarem sintomas similares.
Até o momento, foram detectados três de Influenza A — H3N2 em Cuiabá. O número ainda não é o suficiente para que a situação seja enquadrada como um surto. Apesar disso, a Secretaria esclarece que tem percebido um aumento da procura de pacientes com síndromes gripais nas unidades de saúde.
A pasta, ao mesmo tempo, esclarece que a maioria dos casos estão relacionados a síndromes gripais não graves, que não são de notificação obrigatória.
O que diz o Estado
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) para questionar a situação no estado. Em nota, a pasta disse que não há registro de surto em Mato Grosso. No mesmo texto, a Secretaria disse que a vacinação nacional contra a Influenza já foi encerrada, tendo atingido quase 100% do público alvo.
Fonte: Olhar Direto