Militarização de uma das escola mais tradicionais da Capital divide opiniões

Fonte:

Pais e alunos foram surpreendidos na tarde de quinta-feira (25), ao “descobrirem”, através da troca de fachada, que a Escola Estadual Presidente Médici passou a se chamar Escola Estadual Militar Dom Pedro II e será administrada pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) afirma que o processo de militarização da escola foi debatido em audiências com a comunidade escolar.

Diversos alunos participaram de uma manifestação em frente à escola na quinta-feira. Entre os questionamentos estava o fato de a direção da unidade ter retirado os 15 minutos de tolerância para a entrada dos estudantes.

De acordo com o secretário de Educação, Alan Porto, alunos e professores estão na fase de adaptação e é natural que exista divergências em relação à mudança, mas que a cobrança de pontualidade e assiduidade faz parte do novo sistema educacional.

“A Escola Médici passou por uma transformação, vai funcionar uma escola do Corpo de Bombeiros Dom Pedro II Presidente Médici. A gente está na fase de transição e é natural nessa fase alguns alunos e profissionais de Educação estarem se adaptando a nova realidade. A gente vai continuar nessa pegada, cobrando horário, assiduidade dos nossos profissionais de Educação e presença pontual dos nossos estudantes. A formação desses alunos passa por essas responsabilidade”, disse.

Alan ainda afirma que a mudança na gestão da escola é um projeto que tornará o Presidente Médici a maior escola militar de Mato Grosso.

“É o mesmo modelo das escolas da Polícia Militar, são da nossa rede, o currículo é das escolas regulares, os profissionais da educação é da nossa rede também, o que muda é a gestão, a gestão vai acontecer pelo comando do Corpo de Bombeiros. É um projeto muito bacana. Os projetos sociais do Corpo de Bombeiros serão executados nessas escolas”, disse.

Com mais de 1,3 mil alunos, do sétimo ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, a escola Presidente Médici é uma das mais tradicionais de Mato Grosso e abriga um dos maiores colégios eleitorais de Cuiabá.

Fonte: Hipernotícias