Por meio de nota, a Azul Linhas Aéreas se posicionou sobre o incidente registrado na madrugada desta quinta-feira (25) com um avião da companhia no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. O voo sairia de Cuiabá com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
A empresa não detalhou qual tipo de pane a aeronave sofreu, nem eventuais perigos poderiam ocorrer durante o voo. Porém, passageiros relataram que a aeromoça chegou a admitir risco de explosão da aeronave.
Segundo a nota, desde a identificação do problema, o comandante agiu de acordo com o procedimento padrão para este caso. Inclusive, os passageiros deixaram a aeronave pela saída de emergência.
“A Azul destaca que está prestando todo o apoio necessário aos Clientes, lamenta o ocorrido e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações”, afirma a nota.
RELATOS
O passageiro Wenderson Campos conta que houve uma freada brusca e, em seguida, uma comissária de bordo gritou para que todos deixassem a aeronave pela saída de emergência. “O avião deu uma freada brusca. A comissária apareceu gritando, mandando todo mundo sair pela saída de emergência. O pessoal começou a empurrar e eu estava com uma criança. Todo mundo desceu pelo escorregador, atrás da turbina. Eu deixei meu bebê e voltei para pegar minha esposa e ela caiu e se machucou. Uma outra mulher quebrou o pé e uma grávida passou muito mal. Tinha apenas uma ambulância”, disse.
A mulher dele, Natalya do Nascimento Campos, falou que o socorro demorou a chegar. “O atendimento do Samu e do Corpo de Bombeiros demorou muito. O pessoal não sabia o que tinha acontecido e não sabia passar para nós o que estava acontecendo. Os funcionários da Azul tentaram ajudar, separar quem estava mais machucado, mas até o momento ninguém ligou para passar nada para nós”, disse ela.
PÂNICO
Os passageiros viveram momentos de pânico, já que o avião chegou a fazer balizamento e taxiamento na pista. O piloto abortou a decolagem segundos antes de seu início.
Os clientes precisaram sair pela saída de emergência utilizando um escorregador inflável. Alguns passageiros chegaram a ficar feridos, sendo que um deles chegou a quebrar a perna ao pular da aeronave por desespero.
Íntegra da nota da Azul:
“São Paulo, 25 de novembro de 2021 – A Azul informa que a aeronave que realizaria o voo AD2751 (Cuiabá-Guarulhos) teve sua decolagem abortada após a identificação de uma pane na aeronave, tendo o comandante do voo realizado o procedimento padrão previsto para esse tipo de situação. Os Clientes evacuaram a aeronave por meio das saídas de emergência do avião. A Azul destaca que está prestando todo o apoio necessário aos Clientes, lamenta o ocorrido e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações.”
Fonte: Folhamax