Uma grande polêmica se criou ao longo dos anos entre moradores de Cuiabá e Várzea Grande. A quem pertence o Aeroporto Internacional Marechal Rondon. Sempre que há uma postagem sobre o terminal, surgem vários memes e brincadeiras sobre o assunto. Mas afinal, de quem o local?
Fique atualizado: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias mais importantes do dia clique aqui
De acordo com historiadores, o Aeroporto Marechal Rondon é de Cuiabá. O professor Anibal Alencastro explicou ao Repórter MT o que aconteceu na construção do terminal, na década de 50. (Veja mais após a publicidade)
“Cuiabá já tinha um aeroporto na época. Ficava onde atualmente é a Vila Militar (ou Círculo Militar), mas era de pequeno porte. Eles precisavam de um espaço grande para construir um maior por conta do crescimento da demanda e o Governo de Mato Grosso, à época, doou o terreno em Várzea Grande, já que possuía as melhores condições”, explica.
O terreno foi entregue para a construção do terminal aéreo no ano de 1949. A pista de pousos foi inaugurada em 1956 e o terminal funcionou ainda com as obras até o ano de 1964, quando ficou pronto.
Anibal explica que a construção do aeroporto foi na mesma época da construção da Avenida da FEB.
“Um acabou completando o outro. Foi uma rápida saída do aeroporto para Cuiabá”, conta.
Com o passar dos anos, a história foi sendo “esquecida”, e as brincadeiras tomaram conta das discussões entre amigos e nas redes sociais.
Em 2019, a então prefeita do município, Lucimar Campos (DEM), aprovou uma lei na Câmara Municipal que obriga companhias aéreas comerciais a mencionarem que o Aeroporto Marechal Rondon fica em Várzea Grande.
Mesmo com a determinação, passageiros relatam que continuam ouvindo “estamos chegando em Cuiabá”, ou “estamos chegando ao aeroporto de Cuiabá”.
Fonte: Repórter MT