Em fase de teste, os novos equipamentos de monitoramento eletrônico passarão a funcionar a partir do dia 5 de novembro em três novos pontos em Cuiabá. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que nesta semana realizou a mudança de velocidade na avenida Dom Bosco x Comandate Costa – Comandante Costa x Dom Bosco, onde inicialmente foi permitida a velocidade de 30km/h para tráfego.
Após constatado lentidão no trânsito, a velocidade foi alterada para 40km/h. A instalação dos aparelhos atende Termo de Ajustamento de Conduta assinado com Ministério Público Estadual (MPE).
“Está em fase de teste, adequamos o que for preciso. Então, a Semob testou e viu a necessidade de alteração para 40km/h, o que nos é facultado. E, futuramente, se constatarmos prejuízo aos alunos e pedestres podemos retornar aos 30km/h”, comentou o secretário.
A instalação três novos equipamentos cumpre a determinação de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura de Cuiabá e Ministério Público Estadual (MPE), de Nº 003/2016. Nesse período educativo, os motoristas que passaram pela via acima da velocidade permitida irão receber apenas uma notificação orientativa. Os novos instrumentos de fiscalização somente entrararão em operação (com a emissão de notificações).
No total, a capital conta com 45 pontos de equipamentos de fiscalização eletrônica na capital, todos devidamente sinalizados horizontalmente e verticalmente.
XV de Novembro x Suídio: 50km/h.
Senador Metelo x Xv de Novembro: 40 km/h.
Xv de Novembro x Senador Metelo: 50 km/h.
Dom Bosco x Cmte Costa: 40 km/h.
Cmte Costa x Dom Bosco: 40 km/h.
As multas para quem trafegar em velocidade acima do permitido devem variar entre R$ 130,16 e R$ 880,41, além da perda de quatro a sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).