De volta à normalidade: Com vacinação, público retoma bares, casas noturnas e estádio

Fonte:

Com a ampliação da vacinação contra a Covid-19 e o fim de quase todas medidas restritivas, os mais diferentes setores econômicos, culturais, esportivos, religiosos e de lazer retomaram o funcionamento das atividades ainda que de forma gradativa, em Mato Grosso. No Estado, uma das liberações mais recente trata-se da presença de torcedores, inicialmente de 50%, nos estádios.

Com a autorização, a partida entre Cuiabá e São Paulo pelo Brasileirão, na segunda-feira (11), na Arena Pantanal, em Cuiabá, teve o maior público do Campeonato Brasileiro de 2021 até agora. Ao todo, a partida teve 13.007 pagantes, mas como nem todos os setores do estádio estavam abertos ao público, o que provocou certa aglomeração.

Além disso, a circulação dos mato-grossenses tem sido cada vez mais intensa pelas ruas das cidades, pelos bares, shoppings, casas noturnas e demais estabelecimentos comerciais. No entanto, especialistas alertam que, no momento, a vacinação e a flexibilização das restrições não indicam que a pandemia está controlada.

O professor de medicina da Universidade de Cuiabá (Unic), infectologista Tiago Rodrigues, explica que o avanço da cobertura vacinal gera melhoria no cenário, mas o nível ainda não dá total segurança em relação à circulação do coronavírus. Por isso, mesmo com algumas flexibilizações, a população precisa manter alguns cuidados, inclusive quem já possui as doses toadas.

Rodrigues reforça que o uso da máscara, álcool em gel e distanciamento, são os cuidados principais e básicos, mas existem estratégias de biossegurança para que as atividades de lazer em público possam ser feitas de forma segura. O professor de medicina indica que as pessoas busquem por locais abertos ou ao ar livre e com circulação da ventilação. Acrescenta ainda que é importante ter certeza de que o local segue as ordens municipais de lotação.

De acordo com o infectologista, os encontros com famílias ou amigos em casa, podem acontecer, mas é preciso avaliar o ambiente e quantidade de pessoas. “Ainda não podemos fazer festas, mas podemos encontrar alguns amigos ou família. Assim como os estabelecimentos adotam medidas para seguir funcionando, seja com redução de público, formato híbrido etc., o mesmo pode ser mantido em casa. Então é importante respeitar a capacidade do ambiente para manter um distanciamento adequado”, diz.

Tiago Rodrigues reforça a importância de se proteger sempre que sair de casa. Lembra que, mesmo com a aplicação da vacina, as pessoas ainda podem ser contaminadas e também podem transmitir a doença, portanto a proteção deve se manter. “Os imunizantes não evitam que as pessoas se contaminem, mas podem diminuir os sintomas e as chances de óbito. Portanto, as pessoas vacinadas podem sim se contaminar e transmitir a Covid-19 para quem ainda está aguardando ser chamado na fila de vacinação”, diz. “Ainda que já seja possível frequentar locais públicos como restaurantes, academias, salões de beleza e outros, esta circulação deve ser feita com a devida proteção”, finaliza.

Até o momento, Mato Grosso já recebeu do Ministério da Saúde (MS) 4.915.571 doses de imunizantes contra a doença. Mais de 3,7 milhões de doses já aplicadas, conforme dados do LocalizaSUS. Até a última terça-feira (12), o Estado contabilizava 541.139 casos confirmados e 13.859 óbitos em decorrência do coronavírus. Do total, 2.144 infectados estavam em isolamento domiciliar e 524.474 recuperados.

Já a taxa de ocupação estava em 31,15% para unidades de terapias intensivas (UTIs) adulto. Dentre os cinco municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (112.175), Várzea Grande (39.156), Rondonópolis (38.085), Sinop (26.110) e Sorriso (18.327).

Fonte: Diário de Cuiabá