Ala de direita estuda lançar ministro para disputar o governo de MT em 2022

Fonte:

A ala da direita parece estar engajada em lançar um nome para enfrentar o governador Mauro Mendes (DEM) na disputa eleitoral em 2022. Na mais recente ação, o grupo se reuniu em Brasília durante o final de semana para realizar as articulações e escolher um nome forte, que deverá ser apoiado por todas as lideranças de direita que são alinhadas ao presidente Jair Bolsonaro.

Um nome forte entre o grupo é o do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que trabalha para mudar seu colégio eleitoral para Mato Grosso. Com bom trânsito em todo o Centro-Oeste, o ministro tem aparecido com frequência no estado e lançado diversas obras e parceria, o que o coloca em ‘bons lençóis’ com o agronegócio.

Recentemente, Tarcísio afirmou em rede nacional falou que poderia, sim, concorrer ao Senado por Mato Grosso. Além do bom relacionamento e admiração que conquistou no estado, Tarcísio também é um dos preferidos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que vive lhe elogiando em público. Por causa disso, também vem sofrendo um ‘assédio’ pelo presidente e seus aliados para ser candidato ao governo em Mato Grosso.

Outro que pode concorrer ao governo é Nilson Leitão (PSDB). Ex-deputado federal, Leitão foi colega de Parlamento de Bolsonaro e seu nome é forte entre os representantes do agronegócio, o que agrada o presidente. O próprio Bolsonaro já teve algumas reuniões com Leitão, que pode inclusive sair do PSDB para poder se lançar ao governo, já que o PSDB Nacional tem se posicionado contra Bolsonaro e pretende lançar um candidato próprio à Presidência da República.

LEGISLATIVO – O encontro também alinhou as estratégias da direita para a disputa de cargos no Legislativo Federal. Apoiado pelo presidente, o deputado federal José Medeiros (Podemos) é tido como preferido do grupo para uma vaga no Senado e, até o momento, não tem concorrentes dentro do grupo. Victório Galli (Patriotas) tentará o cargo de deputado federal, que já ocupou anteriormente.

A direita se movimenta para ter uma base forte para alavancar o nome de Bolsonaro. Além dos nomes citados, participaram do encontro o empresário Reinaldo Morais, conhecido com o Rei dos Porcos, que já foi candidato ao Senado; o empresário Domingos Kennedy Salles e o deputado estadual Gilberto Cattani (PSL). A empresária rondonopolitana Tânia Balbinotti e Odílio Balbinotti também fizeram parte da reunião, que também contou com a presença do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e deputada federal Bia Kicis (PSL-DF).

Fonte: Estadão de MT