Uma cerimônia foi realizada nessa terça-feira (22), em Cuiabá, para comemorar a vitória de crianças e adultos contra o câncer no Hospital do Câncer de Mato Grosso. Ao todo, 13 pessoas comemoraram com amigos e familiares a alta médica e a cura da doença.
A Ingrid, de 22 anos, é uma das pacientes. Aos 15 anos, ela foi diagnosticada com leucemia, um tipo de câncer do sangue. Depois de sete anos de tratamento, dias difíceis e muita força da família, a tão esperada alta médica chegou.
Rosa Maria Leite, mãe da Ingrid, conta que é muito gratificante tocar o ‘sino da superação’, um sino colocado no hospital para marcar essa alta médica. “Hoje é a confirmação de que esse câncer tem cura”, diz.
Outro exemplo de superação é a Ana Clara, de apenas 10 anos. Ela passou por sete anos de tratamento contra o câncer. Agora recebeu alta, tocou o sino junto com a mãe, e vai poder voltar para a casa em Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá.
A mãe de Ana Clara, Débora Belgo, fala sobre o tratamento. “Eu fiquei um ano e oito meses morando aqui com ela, para fazer o tratamento, voltamos para nossa cidade, mas vínhamos toda semana para Cuiabá para fazer a quimioterapia no hospital. Agradecemos por ver ela assim saudável”, diz.
O evento contou com a animação da banda da Polícia Militar e das famílias dos pacientes, que foram registrar o momento.
A gerente administrativa do Hospital de Câncer, Renata Gomes de Oliveira, conta que tem alguns pacientes que já terminaram o tratamento há algum tempo e não tiveram a oportunidade de vir tocar o sino e que por isso, o evento foi realizado para que quem quisesse comemorar pudesse participar.
O Hospital de Câncer realiza, em média, 100 mil atendimentos por ano.
Muitos precisam ficar internados e passam por tratamentos intensivos, que duram anos. Por isso, o ato simbólico de tocar o sino anunciando a cura definitiva para essa doença é tão importante para essas pessoas.
Fonte: Folhamax