O governador Mauro Mendes (DEM) realiza uma vistoria técnica no Pantanal, na próxima sexta-feira (10), em cumprimento de um acordo feito durante audiência de conciliação entre o governo e o Ministério Público Estadual (MPMT), no Juizado Volante Ambiental (Juvam) e Vara Especializada do Meio Ambiente (Vema). O acordo veio de um processo que exige solução para o baixo volume de água das Baías de Chacororé e Siá Mariana, localizadas no Pantanal – Barão de Melgaço – e, o manejo sustentável da Estrada Parque (MT-040) para dreno de água.
Mauro Mendes viaja acompanhado da secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o juiz Rodrigo Curvo e um representante do MPMT. Também devem estar presentes os deputados Carlos Avallone (PSDB) e Allan Kardec (PDT), os dois são presidente e vice-presidente respectivamente da Comissão de Meio-Ambiente da Assembleia Legislativa.
O magistrado acolheu parcialmente um pedido do MPMT e determinou uma série de medidas ao governo, uma delas é a suspensão da concessão de aproveitamento hidrelétrico na bacia do Rio Cuiabá. O cumprimento das medidas foi suspenso até que a vistoria seja realizada nos próximos dias.
O MPMT moveu uma ação contra o Estado na qual aponta uma série de problemas ambientais na região de Barão de Melgaço, especificamente nos distritos de Mimoso e Porto de Fora.
A intenção é que seja constituída um plano de curto, médio e longo prazo para solução dos problemas das baías e da MT-040.
Fonte: Hipernotícias