O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou nesta quarta-feira (1), que cerca de 390 mil mato-grossenses precisam comparecer aos postos de vacinação nos 141 municípios para serem vacinados contra a Covid-19.
À imprensa, Figueiredo revelou tratar-se de pessoas que foram convocadas e estão aptas a se vacinarem, mas por opção faltaram à primeira ou segunda dose da imunização.
“Esses cidadãos precisam ser encontrados. Não podemos nos acomodar, porque é um número substancial, é uma doença infectocontagiosa e a gente precisa fazer um cerco grande contra isso”, afirmou.
O secretário salientou que a imunidade de rebanho só será atingida quando pelo menos 60% da população já tiver completado o ciclo de vacinação contra a doença.
Segundo ele, em que pese alguns municípios afirmarem já terem atingido suas metas, os dados estatísticos do número de pessoas vacináveis no município dele não foi atingido.
“Recebo ofício de municípios informando que já vacinou todas as pessoas acima de 18 anos e isso não é verdade. O fato de você fazer uma convocação e esse cidadão não comparecer não dá garantia da cobertura […] Esse cidadão está na área rural, em áreas mais extremas. Precisam fazer uma busca ativa, as equipes de Saúde da Família precisam ir nas casas das pessoas para assegurar que elas tomem a vacina da Covid”, conclamou.
Vacinação em MT
Dados do Governo do Estado atualizados nesta terça-feira (31) sobre a cobertura vacinal contra a Covid-19 mostram que 26,88% da população mato-grossense apta a ser vacinada já foi imunizada após mais de sete meses de início da campanha.
Ao todo, são mais de 721 mil mato-grossenses já vacinados com a 2ª dose ou dose única nos 141 municípios. Quanto à 1ª dose, foram mais de 2 milhões aplicadas até o momento.
Fonte: O Bom da Notícia