Mato Grosso seguirá o cronograma do Ministério da Saúde e começará a aplicar a 3ª dose de vacinas contra a covid-19 a partir da segunda quinzena de setembro. Conforme o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, vão receber a dose de reforço idosos acima de 70 anos que tenham concluído o esquema inicial de imunização há pelo menos seis meses.
Também serão priorizadas pessoas com condição de baixa imunidade. Serão consideradas as pessoas com doenças cujo tratamento faz baixar a defesa do organismo, como o câncer, soro positivo HIV e transplantados.
Conforme o secretário, Mato Grosso ainda não recebeu as doses extras para reforçar a imunização de pessoas nas condições previstas. A entrega depende da compra de mais vacina pelo Ministério da Saúde.
Segundo o Ministério, o reforço vale para quem tomou qualquer vacina usada na campanha nacional de vacinação e será realizado, preferencialmente, com uma dose da Pfizer/BioNTech. Na falta desse imunizante, a alternativa deverá ser feita com as vacinas de vetor viral, Janssen ou Astazeneca.
A nova etapa da vacinação foi definida após reunião entre o Ministério da Saúde, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O critério para a 3ª dose é o avanço do contágio pela variante Delta do novo coronavírus.
Fonte: O Livre