Cuiabá tem ‘refresco’ no calor, mas institutos divergem sobre chance de chuva

Fonte:

Os principais institutos responsáveis pelas previsões de tempo no país ainda divergem sobre a possibilidade de chuva em Cuiabá. Segundo o Climatempo, é possível que a capital mato-grossense volte a ter precipitações neste fim de semana. Porém, outros colocam a chance como mínimo e, se ocorrer, será em pontos isolados. O que todos concordam é sobre o refresco nas máximas, que vinham ultrapassando os 40ºC nos últimos dias, apesar de ele não durar muito.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), não prevê grande chance de chuva em Cuiabá nos próximos três dias. Conforme os estudos, a possibilidade é de apenas 5%.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também não prevê chuva para a capital mato-grossense nos próximos três dias, apesar de apontar o céu com muitas nuvens, principalmente na parte da tarde.

O Climatempo já coloca a possibilidade muito alta de chuva a partir desta sexta-feira (27), na parte da tarde ou noite. As previsões apontam um total de 5 mm de precipitação.

No sábado, a chance também é de 90%. Neste dia é esperado um volume de 3 mm de chuva. Já domingo, também existe a chance.

Depois de muito calor e seca, algumas cidades de Mato Grosso começaram a registrar chuva nesta quinta-feira (26). A previsão do tempo estimava que o alívio dos céus seria trazido por influência de uma frente fria que chegaria até Mato Grosso do Sul. Em Ipiranga do Norte ocorreu chuva acompanhada de ventania.

Já em Campo Novo do Parecis a chuva também deu as caras e acompanhada de granizo. Juína e Colniza foram outras cidades onde houve precipitação.

A atuação da frente fria, inclusive, fez a máxima de quinta-feira em Cuiabá ser de apenas 33,3ºC. Nos dois dias anteriores, os termômetros marcaram 41ºC na sombra.

Porém, já no sábado, as máximas devem voltar a subir acima dos 40ºC.

Com informações do Site Olhar Direto