Várzea Grande abre pré-cadastro para vacinar jovens de 12 a 17 anos contra a Covid-19

Fonte:

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), abriu o pré-cadastro nesta quinta-feira (26) para vacinar adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19, com ou sem comorbidades. No entanto, a imunização depende de novas remessas de doses entregues e autorizadas pelo Ministério da Saúde.

“Como nosso planejamento tem funcionado com resultados positivos, decidimos abrir o pré-cadastro para três novas faixas de idade porque entendemos que todos devem ser vacinados diante de uma pandemia da Covid-19 que a ciência e a medicina não conhecem em toda sua realidade”, disse o prefeito.

De acordo com a prefeitura, estão abertos os pré-cadastros para as seguintes faixas etárias: 12 a 17 anos com comorbidades; 15 a 17 anos sem comorbidades e 12 a 14 anos sem comorbidades.

No entanto, essas novas faixas dependem de novas remessas de doses de vacinas entregues e autorizadas pelo governo federal por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI).

“Seguimos a risca as determinações dos Governos Federal e Estadual, tanto que já formalizamos os pedidos para podermos avançar, então é necessário que as pessoas compreendam que aguardamos a autorização e a entrega para essas novas faixas, o que em nosso entendimento não deverá demorar mais do que alguns dias”, explica o secretário municipal de Saúde, Gonçalo Barros.

O gestor ressaltou que a pasta está preparada para a aplicação de doses de reforça para idosos de 70 anos ou mais e aquelas pessoas imunossupressoras. “Existindo a vacina disponível e autorização do Ministério da Saúde, nós iremos cumprir todas as determinações e vacinar a todas as pessoas, até porque os números têm demonstrado que as vacinas têm efeitos e salvam vidas”. (HNT/Com assessoria)