Imagens de aglomerações nos bares Dukhan Tabacaria e Zapatta, no bairro Boa Esperança, viralizaram nas redes sociais. Na última sexta-feira (20), diversas pessoas foram flagradas nas calçadas e até mesmo no meio da rua, entre os dois estabelecimentos.
Nos vídeos, diversas pessoas estão em pé nas calçadas. Os estabelecimentos ficam em uma esquina, então até mesmo a rua estava aglomerada. Ainda que seja um local aberto, ninguém está usando máscara, muito menos respeitando o distanciamento social.
De acordo com informações obtidas pelo Gazeta Digital, é comum os dois locais ficarem lotados, especialmente nos fins de semana. Um dos comércios é uma tabacaria e oferta narguilés, que são compartilhados pelos clientes. O uso compartilhado de narguilés incentiva a contaminação da covid-19, além de outras infecções bacterianas e virais.
Inclusive, em uma publicação no perfil do Instagram do Dukhan, eles zombam da fiscalização da prefeitura de Cuiabá. “Quando a fiscalização sai”, publicaram. Em seguida, o vídeo mostra os clientes dançando e comemorando a saída dos fiscais.
No último domingo (22), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou 13.329 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Uma das vítimas no final de semana era um bebê de apenas dois meses.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com os dois estabelecimentos, mas até o fechamento desta matéria, não obteve resposta do Zapatta.
Por sua vez, o Dukhan esclareceu por meio de nota que respeita o horário de funcionamento do decreto, além de ter desligado o som às 23h. Na imagem que viralizou, os clientes estão ouvindo um carro de som estacionado na rua lateral.
Além disso, o estabelecimento informa que há 4 bares no local, fazendo com que as pessoas transitem entre eles e percam o controle. Veja a nota na íntegra:
*NOTA DE ESCLARECIMENTO!*
A Dukhan Tabacaria vem a público informar que cumpre as medidas de biossegurança impostas pelo decreto vigente, bem como respeita o horário de funcionamento permitido aos estabelecimentos. No dia em questão mostrado no vídeo o som foi desligado às 23h00hrs e logo em seguida o estabelecimento iniciou o encerramento de suas atividades. Em relação as pessoas aglomeradas na rua/calçada, isso foge ao controle do estabelecimento, visto que, há 4 estabelecimentos um ao lado do outro fazendo com que as pessoas transitem de um estabelecimento para o outro constatemente. A Dukhan Tabacaria se coloca a disposição para maiores esclarecimentos.
A Secretaria de Ordem Pública de Cuiabá também foi procurada pela reportagem, mas ainda não se pronunciou oficialmente. Assim que encaminhada à redação, será acrescentada na matéria.
Veja o vídeo
Fonte: Gazeta Digital