O índice de produtos eletrônicos com defeito, mau funcionamento devolvidos e/ou trocados, no Shopping Popular de Cuiabá, é quase 30% menor que o registrado no mercado convencional da Região Metropolitana da Capital.
É o que revela levantamento do portal de notícias Baixada Cuiabana perante a Secretaria Adjunta de de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon MT), referente aos anos de 2019 e 2020, comparando compras, devolução e revisão de eletrônicos, no comércio tradicional e no Shopping dos Camelôs.
Em sendo assim, a velha mania de colocar em dúvida a qualidade e a durabilidade dos produtos importados do Paraguai, Bolívia ou China, está sendo extinta.
O presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, Misael Galvão, explicou que a qualidade dos produtos vendidos aos consumidores, na atualidade, representa anos de trabalho e aprimoramento.
“O comerciante popular não possui bola de cristal: quando um produto vem com defeito de fábrica, a culpa não é dele. Contudo, a gente vai aprendendo com os erros do passado e, aí, acertamentos na compra das melhores lojas [do Paraguai] e o resultado aparece”, observou o presidente.
Misael Galvão afirmou que, hoje em dia, pelo menos 90% dos produtos comercializados no Shopping Popular estão em melhor nível ou pelo menos em igualdade de condições, perante os vendidos pelas lojas tradicionais de Mato Grosso.
“Não basta apenas confiar na loja ou na segurança que o ambiente oferece. Produtos com defeitos de fabricação podem aparecer em qualquer lugar e nem sempre é uma questão de má fé de uma loja”, ensinou ele, que possui quase três décadas de experiência, no ramo.
“Para não correr o risco de sair no prejuízo, a dica mais importante que não se pode esquecer é: comprar apenas em lojas recomendadas e sempre testar os produtos antes de sair”, ensinou Misael.