Novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MS) divulgado, nesta última sexta-feira (20), referente ao sequenciamento genético das amostras de pacientes positivos para a Covid-19 traz a confirmação de 12 casos da variante Delta (B.1.617.2) do novo coronavírus, em Mato Grosso.
A Delta se originou na Índia e tem sido uma das grandes preocupações de especialistas e das autoridades públicas em saúde por ser mais transmissível. No entanto, o documento revela a prevalência da Gama (P.1), com 85 casos confirmados. No boletim anterior, eram 34 registros desta linhagem descoberta em Manaus (AM). Há ainda um caso da cepa Alpha, relatada pela primeira vez no Reino Unido.
Ao todo, são 98 casos dentre as três variantes consideradas de atenção ou preocupação, do inglês variants of concern (VOC), no Estado. O levantamento traz os resultados informados no período entre 3 de janeiro a 7 de agosto de 2021, com 15.339 registros de casos da Covid-19 pelas VOC, identificadas nas 27 unidades da Federação.
“Uma vigilância genômica estabelecida e oportuna colabora no fortalecimento de tais orientações, e com o atual cenário pandêmico, essa é uma ferramenta orientadora para a tomada de decisão dos gestores”, traz.
Além disso, conforme o órgão federal de saúde, o alerta de circulação dessa nova variante à população é relevante para que as pessoas não deixem de lado as medidas preventivas e não farmacológicas de enfrentamento à doença: lavar as mãos com água e sabão, usar máscara, usar álcool em gel e manter o distanciamento social.
Até à tarde desta sexta-feira (20), Mato Grosso contabilizava 511.230 casos confirmados e 13.293 óbitos em decorrência do coronavírus. Do total, 8.209 pacientes estão em isolamento domiciliar e 488.453 recuperados. A taxa de ocupação está 59,92% para unidades de terapia intensiva (UTIs) e em 29% para enfermarias, ambos serviços para adultos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Diário de Cuiabá