Alguns dos principais líderes do Partido Progressista (PP) se reuniram para ampliar o leque de articulações para a pré-candidatura do deputado federal Neri Geller, para o Senado da República por Mato Grosso. Uma das estratégias é fazer chegar às bases do agronegócio, nos municípios, a declaração de apoio do ex-ministro e ex-governador Blairo Maggi (PP).
De forma unificada, os líderes do PP articulam mecanismos para assegurar uma vaga na chapa majoritária da aliançe em que estiver presente, no pleito eleitoral de 2022. Blairo Maggi e Neri Gller comandaram o Ministério da Agricultura e Pecuária, na décad passada.
O deputado estadual Paulo Araújo, líder na Assembleia; o presidente da Executiva do PP, Vanderlúcio Rodrigues; e o secretário geral Euzébio Diniz se reuniram com Neri Geller, em almoço, nesta quarta-feira, durante almoço em conceituado restaurante de Cuiabá, para debater o tema.
Neri Gueller já recebeu manifestação de apoio de Maggi, para a disputa ao Senado. E o comando do PP vai fazer chegar aos diretórios municipais, prefeitos e vice-prefeitos, vereadores e suplentes a orientação sobre o trabalho a ser realizado pró senatória.
Mesmo com prioridade à chapa majoritária, os principais líderes do discutiram também a formação de chapa pura, para a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Atualmente, o PP possui um deputado federal e um estadual.
“Existe o entendimento de que a pré-candidatura de Neri Gueller ao Senado já esta bem estraturada nos municípios e a ideia é ampliar as ações em Cuiabá, Várzea Garnde e na Baixada Cuiabana, em geral”, observou o deputado Paulo Araújo, um dos principais líderes do partido no Estado, e que já foi vereador, por dois mandatos, na Capital.
Vanderlucio Rodrigues afiançou que o partido está coeso, no projeto para o Senado. Ele vê com boas possibilidades a melhoria na inserção do nome do deputado federal, nas bases da cuiabania. “Neri tem serviços prestados em todo o estado e, principalmente, na Capital. Nnosso partido foi fundamental nas duas eleições do prefeito Emanuel Pinheiro [prefeito reeleito] e tenho certeza que será assim na eleição do nosso companheiro Néri Gueller”, afirmou Vanderlúcio.
Para Euzebio Diniz, o momento é de somar forças e ampliar as discussões que transcendem o campo partidario. “Estamos procurando e conversando com todas as forças vivas da sociedade. Sim, todos os seguimentos estão sendo ouvidos. Não existe campanha política sem agentes políticos. Aprendi a fazer política ouvindo todos e assim iremos proceder em relação ao projeto do senado”, argumentou Euzébio Diniz.
Neri Gueller reafirmou a construção do projeto e disse estar à disposição do partido e de todo o grupo político para o que for decidido. Os progressistas estão fortalecidos no estado e este grupo foi considerado fundamental na eleição do atual senador Carlos Favaro (PSD).