O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), prorrogou as medidas de biossegurança na Capital no período entre terça-feira (17) desta semana e a terça da semana que vem, 31 de agosto de 2021. O decreto nº 8.579/2021, com todas as novas normativas, será divulgado na Gazeta Municipal. Entre as ações a serem seguidas pela população em geral e pelo comércio está, por exemplo, o toque de recolher, que fica em vigor no período das 1h às 5h.
Este novo decreto atualiza e estabelece a prorrogação das ações aplicadas na Capital por meio do Decreto nº 8.430, de 14 de maio de 2021.
A principal alteração do novo documento, segundo a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, está no artigo 16, que autoriza a realização de “atividades coletivas em geral realizadas em ambiente totalmente aberto (externo), bem como as atividades coletivas nos equipamentos públicos comunitários em geral, tais como quadras poliesportivas, miniestádios, ginásios de esportes e congêneres, mediante a observância das medidas de biossegurança aplicáveis, visando a utilização segura de tais espaços pela população em geral”.
Vale lembrar que a dimunição das restrições às atividades coletivas ocorre ao mesmo tempo em que a Capital avança com o ritmo da campanha de vacinação. Atualmente, a Secretaria de Saúde Municipal (SMS) abriu a vacinação para a população de 30 a 34 anos, que é de aproximadamente 57 mil pessoas. Além disso, conforme já vinha ocorrendo anteriormente, as doses daqueles que faltam à vacinação continuarão a ser agendadas para as pessoas de 18 a 29 anos, de acordo com o percentual correspondente da população da capital.
Cadastro
Para se cadastrar, é necessário entrar no site cadastro.vacinacuiaba.com.br e preencher todos os campos obrigatórios.
Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual. Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina.
No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado.
No caso de vacinação pela categoria profissional, também é preciso apresentar declaração de vínculo funcional. Já no caso das pessoas que se cadastraram pelos grupos de comorbidades ou deficiência permanente grave, além de gestantes, puérperas e lactantes, é preciso apresentar o laudo médico.
Fonte: Hipernotícias