Sema-MT suspende visitação ao Morro de Santo Antônio por conta de incêndio

Fonte:

Para a segurança dos visitantes do Monumento Morro de Santo Antônio, a subida ao local está suspensa pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) até que o incêndio que começou no último sábado (14) no local seja extinto. Os focos de calor estão sendo combatidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT).

No período de estiagem é necessário aumentar os cuidados em áreas com risco de incêndio. Está proibido o uso do fogo para qualquer finalidade na zona rural até o dia 30 de outubro, conforme decreto nº 938/2021. Na zona urbana o uso do fogo é proibido o ano todo.

O Monumento Natural Morro de Santo Antônio está localizado no município de Santo Antônio do Leverger (27 km de Cuiabá) e é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Mato Grosso, especialmente para quem é adepto de trilhas ou outras atividades ao ar livre.

Após o término do combate aos focos de calor, a visitação será retomada. A Sema-MT solicita que seja feito o aviso prévio com pelo menos 48 horas de antecedência para que o acesso seja controlado, e que para haja apoio em caso de acidentes. O agendamento é necessário para a segurança dos visitantes. Grupos com mais de 10 pessoas precisam ser acompanhados pelo Corpo de Bombeiros.

Os contatos para agendamento são: (65) 99245-5783 e mnmorrostoantonio@sema.mt.gov.br. O horário de funcionamento da gerência é das 07h30 às 17h30.

(Foto: Divulgação)

CIOPAER-MORRO DE SANTO ANTONIO.png

Conforme noticiou O Bom da Notícia ontem (15), no Instagram do Ciopaer, os integrantes da força policial mostram que a operação exigiu dos tripulantes Águia 02, técnica apurada. “Acima de tudo comprometimento no cumprimento da missão”.

A tripulação do Águia 02 foi acionada para apoiar as equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil que estão desde ontem combatendo o incêndio que se alastrou por todo o Morro.

“Foi realizado infiltração de uma equipe da Defesa Civil no topo do morro, que devido a poeira gerava o efeito brown-out e prejudicava muito a operação. Foi também feito o combate direto, com lançamento de água na linha de fogo utilizando o bambi bucket. A operação teve que ser encerrada devido a entrada do período noturno” revela membro do Ágquia 02.

No sábado, pelo menos três equipes tentaram, à todo custo, combater as chamas. Por volta das 19h, mais uma outra guarnição foi acionada para prestar apoio. Foi feito, inclusive, o combate direto, com lançamento de água na linha de fogo utilizando o bambi bucket.

Pela falta de visibilidade os trabalhos foram suspensos à noite, reiniciando neste domingo, mesmo que os focos tenham reduzido.

Bombeiros que estavam em Chapada dos Guimarães (68 km de Cuiabá) integraram a equipe de apoio, como forma de monitorar os focos à noite de ontem, permancendo no local durante toda a madrugada, como forma de evitar que o incêndio avançasse para qualquer propriedade na região.

Neste domingo, uma força-tarefa está sendo empregada no local para impedir que o fogo se espalhe. A luta contra as chamas ganhou o reforço de uma aeronave do GavBM; cinco guarnições de brigadas de bombeiro da temporada de incêndio florestal; duas guarnições mistas da Defesa Civil; duas guarnições do 2º pelotão independente de bombeiros militares de Santo Antônio; em um total de 32 bombeiros na ativa.

Fonte: O Bom da Notícia