A coordenação da campanha de imunização em Cuiabá prevê que toda população acima dos 18 anos, elegível com a primeira dose, será vacinada entre o fim de setembro e o começo de outubro, caso continue recebendo vacinas semanalmente. Também foi pontuado que a capital segue vacinando população de 30-35 anos, enquanto outras cidades do estado já estão na faixa etária dos 18, pelo fato de que não recebeu vacinas para o público abaixo desta faixa etária.
Questionada pelo Olhar Direto sobre a previsão de quando Cuiabá terá toda população elegível à primeira dose vacinada, a assessoria da prefeitura explicou que “se Cuiabá continuar recebendo vacinas semanalmente, entre o fim de setembro e começo de outubro deverá ter vacinado toda a população acima dos 18 anos”.
A reportagem apurou sobre o atraso da capital que está vacinando a população de 30-35 anos, enquanto outras cidades do estado e do país já estão imunizando todos os maiores de 18 anos. Ainda, o motivo da não aplicação de possíveis doses estocadas para o grupo destas faixas etárias
A assessoria explicou, então, que Cuiabá está aplicando os imunizantes para o grupo dos 30 anos porque ainda não recebeu vacinas para o público abaixo desta faixa etária. Ainda assim, ponderou que a população acima de 18 acima já está sendo imunizada com as doses dos faltosos.
Por fim, disse que “Não há um grande número de doses estocadas em Cuiabá, o que acontece é um atraso na digitação das doses no sistema do Plano Nacional de Imunização. As doses recebidas são utilizadas na mesma semana do recebimento”.
Fonte: Olhar Direto