Cinco escolas em Cuiabá e VG registram casos de Covid e suspendem aulas

Fonte:

Duas escolas de Várzea Grande e três de Cuiabá suspenderam as aulas após profissionais e alunos testarem positivo para a Covid-19. As atividades presenciais de forma híbrida e escalonada foram retomadas na última terça-feira (3) pela rede estadual de ensino.

A Escola Estadual Profª Marlene Marques de Barros no Jardim Imperial, em Várzea Grande, suspendeu as aulas desde a última sexta-feira (6) após dois alunos e uma técnica nutricional testarem positivo para o coronavírus. Na Escola Estadual Jaime Verissimo de Campos Junior, “Jaiminho”, localizada no Jardim Tarumã, três professores testaram positivo para Covid-19.

A direção de unidade suspendeu as aulas nesta segunda e terça-feira (9 e 10) para sanitização do ambiente.  A tendência é de que as aulas retornam na quarta-feira.

O CMEI Wilson Sodré Farias, da rede municipal de Várzea Grande, também teve casos confirmados. Mas, a gestão decidiu manter a unidade em funcionamento. Já em Cuiabá, a Escola Estadual Souza Bandeira, na Avenida Fernando Correa da Costa, teve dois casos de Covid-19 confirmados.

A direção avisou os pais sobre a suspensão das aulas. “Comunicamos que tivemos 2 casos  de Covid-19 confirmados em nossa Unidade Escolar. Nossa escola passará por higienização e desinfecção amanhã, portanto, não haverá aula para os alunos do período matutino e do vespertino pois todos os professores (as) deverão fazer o teste da Covid”, comunicou a equipe gestora da unidade.

Outras duas escolas que suspenderam as atividades por registrarem casos de novo coronavírus são a Heliodoro Capistrano da Silva, no Parque Cuiabá, e Aureolina Eustácia Ribeiro, no bairro Cidade Verde. Ambas tiveram um funcionário contaminado.

O Sintep (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público) está realizando um levantamento sobre outras unidades escolares que registraram casos de Covid-19 após o retorno das atividades presenciais. Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação informou que orientou a escola a seguir o plano de contingência elaborado. Neste caso, deve ser determinada quarentena de 14 dias.

NOTA SEDUC

Sobre casos de Covid-19 na Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Junior, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) esclarece:

A Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Júnior, em Várzea Grande, informou que houve três casos de professores com resultado positivo para Covid-19 e que destes apenas um teve contato com estudantes.

A Seduc orientou a escola a seguir o plano de contingência que determina: quando algum profissional ou aluno de uma das bolhas de relacionamento apresentar sintomas, contrair o vírus ou estiver em contato com alguém infectado, toda a bolha deverá entrar em quarentena pelo período recomendado nos protocolos vigentes (14 dias). 

A Seduc-MT reforça a necessidade das escolas inserirem as informações sobre casos suspeitos ou confirmados no Indica-SUS.

Fonte: Folhamax