O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) disse na manhã desta segunda-feira (09) que Mato Grosso deverá ter um orçamento de quase 7% a mais do que em 2021. Ele também criticou a população por não participar da audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Wilson ressaltou que o orçamento é uma peça de ficção e que geralmente se altera, seja por causa da pandemia, de uma crise energética ou até mesmo um fracasso no agronegócio.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
“Então é uma expectativa, e a previsão é que o orçamento de 2022, seja 6,8% maior que o de 2021, quase 7%, que é um crescimento superior a qualquer estado do Brasil. Isso demonstra através do orçamento que Mato Grosso vem crescendo economicamente”, explicou Wilson.
O deputado peessedebista cobrou uma maior participação da população nas discussões públicas sobre o gasto do dinheiro pública. Na audiência que aconteceu com membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Wilson diz que a ausência de representantes da sociedade é por falta de informação e investimentos de órgãos públicos na informação e provocar o cidadão a comparecer no debate.
O parlamentar ainda disse que é neste momento que é possível fazer discussões para alteração do Plano Plurianual (PPA), LDO e também a Lei Orçamentária Anual (LOA).
“Primeira audiência pública e a sociedade não participa, não sei se a sociedade está devidamente informada, mas é uma decepção total a participação quase zero da sociedade na construção do orçamento que é o seu dinheiro investido em obras e serviços públicos”, criticou Wilson.
Para finalizar, Wilson detalhou que terá mais uma audiência pública e que até o dia 30 de setembro deve chegar a LOA. Após isso, os deputados estaduais têm até o dia 15 de dezembro para votarem o orçamento do ano que vem.
Fonte: Estadão de MT