MT vacina só metade de idosos com 2ª dose; profissionais de saúde são 96%

Fonte:

Entre os grupos prioritários por idade, Mato Grosso vacinou 50,3%, ou metade, das 39,3 mil pessoas acima de 60 anos estimadas inicialmente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) com a segunda dose. Entre os profissionais da saúde, os dados indicam que 96% deles estão com a imunização completa, índice próximo da totalidade.

Mato Grosso e seus municípios estão aplicando, desde janeiro, as vacinas Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa SinoVac, e também o imunizante da Astrazeneca, com produção da Fiocruz. Em maio, também passou-se a aplicar a vacina produzida pela Pfizer. Nos três casos são necessárias duas doses para completar a imunização contra a Covid-19.

Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Idoso, vacina��o, covid, vacina

Idosos estão sendo vacinados desde janeiro, mas vacinação só atingiu metade da meta

O público alvo da vacinação foi definido em diversas resoluções aprovadas pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Estado, e são disponibilizados no painel da SES-MT. São 692.316 pessoas em 17 grupos. Já os dados sobre os vacinados foram extraídos pelo RD News da plataforma Open Data SUS, mantida pelo Ministério da Saúde, em 17 de junho, com dados que cobrem todo o período desde 18 de janeiro.

Com uma população indígena de 28,4 mil pessoas a serem vacinadas, os dados mostram que até essa data apenas 15,3 mil, ou 53,8% dessa população recebeu a segunda dose da vacina contra o coronavírus. De acordo com dados da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), houve 160 óbitos confirmados entre as etnias que vivem em Mato Grosso até 16 de junho, sendo que os Xavante, com 79 mortes, foram os mais afetados.

Idades

Há sete categorias prioritárias por idade, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI) proposto pelo Ministério da Saúde. Entre os com 90 anos ou mais, havia previsão de 9,2 mil pessoas, mas 5,7 mil foram vacinadas com duas doses, o que representa 62,4% do total dessa faixa etária. A grupo de idade mais baixo, de 60 a 64 anos, é também o que recebeu menos segundas doses: 17,1 mil idosos imunizados, de um público de 137,2 mil, o que indica que só 12,4% está protegido.

Entre as faixas etárias, o grupo que mais recebeu segunda dose foi o de 80 a 84 anos, com 95,5% da meta de vacinação. A previsão inicial era de 22,9 mil pessoas, sendo que 21,8 mil estão imunizadas atualmente com duas doses.

Há um caso de possível problema nos dados. Havia previsão de vacinação de pessoas com 60 anos ou mais que estivessem institucionalizados, com público alvo de 2,4 mil pessoas. Os dados apontam que 4,2 mil idosos nessa situação receberam a segunda dose de alguma das vacinas disponíveis.

Transparência

As irregularidades nos registros têm sido avaliadas e cobradas pela Open Knowledge Brasil, uma Organização Não Governamental (ONG) que fiscaliza o grau de transparência dos dados sobre a Covid-19 no país. O último levantamento, divulgado em 17 de junho, aponta que, geral, Mato Grosso atingiu 60 pontos na transparência dos dados da doença, com pontuação que vai até 100, e é o 16º no ranking. O Estado está no limite da classificação como “bom”, pouco acima, por exemplo, de São Paulo, que marcou 59 pontos e é classificado como “médio” em termos de transparência com os dados da Covid-19.

Em termos de dados da vacinação, Mato Grosso é o 18º em relação ao número total de registros que não tinham apontado um grupo prioritário. Ainda, 13% dos registros não contém informação sobre raça ou cor dos vacinados. Há 639 registros sem categoria. A maior parte é de gestantes e puérperas, conforme apurado pelo RD News na base de dados do Open Data SUS.

Fonte: RD News