O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou nesta segunda-feira (07) que o estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o ‘Dutrinha’, poderá ser reinaugurado durante a Copa América de 2021, que tem a capital mato-grossense como uma das sedes. Conforme o gestor, houve um pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que isto pudesse ocorrer. Além disto, a praça esportiva poderá servir também ao Cuiabá, que ficará impossibilidade de usar a Arena Pantanal durante o período da competição sul-americana.
“A CBF está me pedindo o Dutrinha como Centro de Treinamento para a Copa América. Me parece que ele teria sido aprovado já pela entidade. Normalmente, demoraria de 15 a 30 dias para entrega-lo, mas a importância deste estádio é tão grande e ter essa oportunidade de inaugurar na Copa América seria ótimo, conseguimos fazê-lo”, disse Emanuel Pinheiro.
O prefeito ainda brincou sobre o pedido: “Eu até falei, se mandarem o Messi para cá, para inaugurar o Dutrinha, eu acho ótimo”, disse aos risos. Porém, é pouco provável que o argentino faça algum treinamento no estádio. Isso porque a seleção hermana recebeu autorização da Conmebol para ficar em Buenos Aires e só viajar aos locais de jogos 24 horas antes do confronto.
As duas seleções que deverão inaugurar o Dutrinha poderão ser a Colômbia de Borja, Mina, Cuadrado e outros craques ou o Equador. Os dois selecionados serão os primeiros a jogar na Arena Pantanal pela Copa América, em duelo marcado para 13 de junho, às 19h (de Mato Grosso).
Brasileirão
Emanuel Pinheiro ainda pontuou que a CBF também liberaria o Dutrinha para servir ao Cuiabá durante os jogos da Copa América. Isso porque a praça esportiva fica sob comando da Conmebol durante a competição, não podendo ser utilizada para outras partidas.
Um dos jogos que o Cuiabá poderá mandar no Dutrinha, caso tudo se concretize, será contra o Atlético (GO), no dia 14 de junho. Já o outro duelo é contra o Grêmio, no dia 20 de junho. Conta a favor o fato dos confrontos estarem sendo realizados sem torcida, por conta da pandemia da Covid-19.
“É proibido usar a Arena Pantanal durante a Copa América, sendo assim, também houve esse pedido para que o estádio possa atender ao Cuiabá. Vamos aguardar para ver se tudo se concretiza”, finalizou o prefeito.
Dutrinha
O estádio passa por reforma desde o ano de 2019, quando começou a primeira etapa da obra. Os valores investidos na obra são oriundos do programa Fonte 100, via Município de Cuiabá e totalizam cerca de R$ 2 milhões.