Com baixa procura do público, Cuiabá muda cronograma de vacinação

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A procura por vacinas contra a covid-19 está em baixa em Cuiabá. A quantidade bem aquém da estimativa da prefeitura levou a mudanças no cronograma e no funcionamento dos postos de imunização. 

A redução começou a aparecer na entrada da fase de chamamento de pessoas com diagnóstico de doenças crônicas (comorbidades), classificadas nos grupos de alta prioridade. Conforme o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a média de imunização tem ficado em 50%. 

De cada duas pessoas que o município estima ter prioridade para a imunização apenas uma tem iniciado o esquema de vacinação. A queda teria sido o motivo para a prefeitura incluir outras pessoas à frente na fila de espera. 

“A imunização de pessoas com comorbidade está baixa, em média de 50% daquilo que nós esperamos para receber a vacina. Eu, como gestor, me via no direito de incluir pessoas com outras características e que estão mais expostas ao contágio”, afirmou o prefeito em entrevista na quarta-feira (2). 

Rodízio nos polos 

Nessa sexta-feira (4), a prefeitura anunciou nova mudança no cronograma. Os polos de vacinação não ficarão todos abertos, por enquanto, no mesmo dia quando for feriado ou fim de semana.  

Conforme a Secretaria de Saúde do município, Cuiabá tem capacidade de aplicar mais de cinco mil doses por dia nos cinco polos em funcionamento – Centro de Eventos do Pantanal, SESC Balneário, Assembleia Legislativa, SENAI da Avenida XV de Novembro e SESI Papa (drive-thru). 

Mas, nos feriados e nos sábados, já houve registro abaixo de 50% de doses aplicadas desde que entrou na fase de imunização de pessoas com comorbidades e a meta de mil doses por polo ainda não foi alcançada. 

“Sábado passado fizemos em torno de 400 doses no Centro de Eventos do Pantanal. No feriado de Corpus Christi [quinta, 3], fizemos 983 doses somando todos os quatro polos que funcionaram, o que não dá nem 25% do número de pessoas agendadas”, afirmou a gerente de Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Flávia Guimarães. 

Novos canais com fraco efeito 

A infectologista diz que a queda tem sido persistente mesmo com a abertura de novos canais de informação para avisar as pessoas classificadas na etapa correspondente a comparecer para a vacinação. 

“É uma situação lamentável, porque estamos todos empenhados em imunizar a população, temos buscado aprimorar cada vez mais o serviço, inclusive enviando mensagens por WhatsApp e e-mail quando a pessoas é agendada, mas não temos visto o mesmo interesse das pessoas em também colaborar com a aceleração do processo de imunização coletiva”, disse. 

Para comparar os números, nas primeiras fases da campanha, quando menos de dois mil doses ficam disponíveis por dia, o agendamento para vacinação era esgotado em menos de 15 minutos após a liberação pela prefeitura.

Fonte: O Livre