As rotas alternativas para motoristas que pretendem transitar pela trincheira Jurumirim- (Av. Miguel Sutil) – sentido Av.do CPA/Coxipó e sentido Fernando Corrêa/ Av. do CPA – (VEJA MAPA EM PDF) – no período em que ela passará por uma obra de reparo já foram definidas.
A obra é de responsabilidade do Governo do Estado – via Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e estão autorizadas a partir do dia 7 de junho, conforme anunciado pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, caso as sinalizações e reparos das vias alternativas tenham sido realizadas.
Membros da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) estiveram reunidos com os responsáveis pela empresa que fará a execução da obra e com representantes da Sinfra para traçar o trajeto alternativo. A pasta de mobilidade informa que o “trajeto é alternativo” e não um “desvio obrigatório”. As vias laterais, chamadas de marginais, estarão abertas. Já a parte inferior da trincheira, chamada de “mergulho”, será totalmente fechada.
“A Semob fez a exigência para a execução dos reparos da via e sinalização, para facilitar a vida dos condutores. É de responsabilidade do Governo do Estado a realização de implantação de faixas e demais sinalizações para comunicar os condutores. A Semob estará presente no local para ajudar a organizar o trânsito”, avisou a diretora de Engenharia da Semob, Adrielle Martins.
A Trincheira deve ser interditada – pelo Governo do Estado – por um período estimado de sete meses para que seja corrigido um problema no sistema de drenagem de águas pluviais. A previsão é que, somente na parte inferior, deva ser retirado cerca de 1,5 metro de solo e substituído por outro de melhor qualidade. Essa obra foi orçada em R$ 50,5 milhões e estava no pacote das grandes obras de mobilidade que seriam entregues em 2014 – antes dos jogos da Copa do Mundo – a Capital foi uma das subsedes. A trincheira foi entregue somente em 2016.