O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou nesta quarta-feira (12), que entrou com uma ação na Justiça para anular a decisão do Conselho Deliberativo Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (Codem/VRC), que homologou a substituição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelo BRT (Ônibus de Trânsito Rápido).
Pinheiro está nesta quinta-feira (13), em Brasília, onde terá uma série de reuniões com membros do governo federal. Emanuel deve, contudo, participar da audiência pública que irá ocorrer nesta sexta-feira (14), na Câmara de Cuiabá.
“Sou advogado e é claro que vou recorrer judicialmente. A PGM [Procuradoria Geral do Município] já está estudando todas as medidas para mostrar a série de descumprimentos que o governo vem fazendo contra decisão da Justiça Federal”, disse Emanuel. O prefeito diz que, além da ação que já corre na Justiça Federal, ele ingressará com outras.
Governo defende modal
O governador Mauro Mendes exaltou a aprovação pelo conselho e justificou a substituição para o BRT citando critérios técnicos. ‘A escolha pelo BRT foi antes de tudo técnica, embasada por estudos que apontaram diversas vantagens, como maior economia para sua implantação e viabilidade de projeto. Além disso, a mudança desse modal corrige um erro histórico, porque é do conhecimento de todos que o VLT foi escolhido em cima de corrupção.
Fonte: O Bom da Notícia