A Prefeitura de Várzea Grande, através da Secretaria de Saúde, começou ontem, terça-feira, 11 de maio, a vacinação contra a COVID-19 para gestantes e puérperas sem condições pré-existentes e com idade acima de 18 anos.
Hoje, quarta-feira, 12 de maio, no Ginásio do Fiotão, já estão sendo aplicadas doses da Pfizer, que terão intervalo de 90 dias entre a primeira e a segunda dose.
Nesta quinta-feira, a vacinação será na Clínica Médica do Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG, via Drive-thru.
Também foi aberta a vacinação prevista na segunda etapa, Fase I, estabelecida pelo Ministério da Saúde para pessoas com comorbidades com idade de 40 a 59 anos.
Fora isso, aquelas pessoas portadoras de Síndrome de Down, com qualquer idade, acima dos 18 anos e que são doentes renais que realizam diálise, em qualquer idade e acima dos 18 anos também estão aptos a serem vacinados.
As pessoas estão sendo vacinadas, mediante cadastro aprovado e confirmado, e com o agendamento que passou a ser automático, ou seja, o próprio interessado se inscreve e após três dias úteis confirma o mesmo para receber sua vacina.
No que diz respeito a segunda dose, daqueles já imunizados com as vacinas CoronaVac, que tem um intervalo de até 28 dias, prazo este que a ciência e a medicina já admitem através de estudos e estatísticas que podem ser ampliado, a Secretaria de Saúde de Várzea Grande lembra que tem em estoque as doses para os vacinados até o dia 14 de abril, mas aguarda para ainda nesta semana, nova remessa de vacinas, apontando que a responsabilidade pela entrega das vacinas é do Governo Federal, via Ministério da Saúde, que já foi acionado quanto a necessidade de encaminhar mais doses da CoronaVac fabricada pelo Instituto Butantan.
Para as pessoas do grupo com Deficiência Permanente, deverá ser comprovada a deficiência por meio destas documentações, com apresentação no ato da vacinação. (Apresentar o original e cópia).
1- Laudo médico que indique a deficiência;
2- Cartão de gratuidade no transporte público que indique condições de deficiência;
3- Documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência;
4- Documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoas com deficiência.
Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes, sem comorbidade, deverão comprovar por meio de qualquer uma destas documentações.
Gestantes: (apresentar original e cópia)
1- Carteirinha de acompanhamento da gestante / pré-natal;
2- Laudo médico.
Puérperas: (apresentar original e cópia)
1- Declaração de nascimento da criança;
2- Certidão de nascimento.
Para as demais comorbidades, é necessário levar o laudo original que comprove a doença e cópia, expedido pelo médico. Esses documentos devem conter o número do registro do respectivo Conselho de classe, do médico expedidor, de forma legível, e ter sido emitido em até 90 dias da data do cadastro.
Relação das comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde para vacinar pessoas com idades entre 40 a 59 anos.
Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão Arterial estágio 3; Hipertensão Arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão – alvo e ou comorbidades; Insuficiência Cardíaca (IC).
Cor-pulmonale e Hipertensão Pulmonar; Cardiopatia Hipertensiva; Síndromes Coronárias; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas.
Arritmias Cardíacas; Cardiopatias Congênita no adulto; Próteses Valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves.
Obesidade Mórbida e Cirrose Hepática. Pessoas com Síndrome de Down, com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), gestantes e puérperas com comorbidades, independentes da idade.
“Como a vacinação já teve início, o importante é abrir o cadastro baixando a idade, para que mais pessoas possam ser vacinadas. A vacinação se dará por ordem de cadastro. Vamos vacinar os já cadastrados de 50 a 59 anos, e assim os que já forem cadastrando, com idade de 40 a 49 serão também contemplados, conforme as confirmações que são realizadas pelas equipes da Vigilância em Saúde. Consecutivamente vai ocorrendo também a vacinação da segunda dose do grupo de 60 anos acima”, informou Gonçalo de Barros, explicando o secretário que o grupo de pessoas com comorbidades será vacinado de forma gradativa e condicionado ao recebimento de novas remessas de vacinas, por parte do Ministério da Saúde e Governo do Estado”, afiançou o secretário de Saúde Gonçalo de Barros.
“Todas as declarações apresentadas são de total responsabilidade da pessoa e de quem os emitiu. Além disso, o cadastro será enviado aos órgãos de controle externo, como Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE) , Controladoria Geral da União (CGU), e Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE). Em caso de informações inverídicas, ficarão sujeitos às responsabilizações administrativas, civis e penais aplicáveis”, explicou o secretário Gonçalo de Barros.
Cadastro:
Os cadastros podem ser feitos por meio do site oficial do município no endereço http://www.varzeagrande.mt.gov.br/ no banner no topo do site, IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE – PRÉ CADASTRO PARA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19.
Após o cadastro, a pessoa poderá consultar, por meio do número do seu CPF, o seu agendamento da vacinação contra o COVID-19 (data e hora, o local definido pela escolha no ato do cadastro). Caso ultrapassado um período de três dias, e não constar nenhum agendamento, é só entrar em contato com as equipes de agendamento pelo número gratuito 0800 647 4121, que elas identificarão se houve ou não problemas nos dados cadastrais e promoverão as correções devidas, com o agendamento garantido.