Mendes lamenta comportamento de população e alerta para risco da terceira onda da Covid em MT

Fonte:

O governador Mauro Mendes (DEM) criticou o comportamento da população com relação às medidas restritivas e alertou para o risco de uma terceira onda de Covid-19 diante da possibilidade das novas variantes do vírus serem resistentes à vacina. O Estado acumulou na segunda-feira (26) 355.086 confirmações de casos de coronavírus e 9.580 óbitos em decorrência da doença.

“É lamentável que uma parte da população não colabora. Elas agem como se nada tivesse acontecendo. Quantas pessoas já perderam a vida e quantas ainda poderão perder, pois o vírus continua circulando”, pontuou.

Apesar de já existir a vacina contra a Covid-19, Mendes ressalta que só haverá redução nos casos e óbitos em decorrência do vírus, se a população respeitar as medidas de biossegurança.

“Há uma diminuição, mas alguns lugares falam em terceira onda da pandemia. Esse vírus pode ganhar novas variantes, novas cepas e que podem fugir do controle da vacina. As pessoas precisam ter mais noção”, comentou.

O governador destacou que o Estado tem colocado a Polícia Militar para conter a realização de eventos irregulares e manter uma fiscalização mais assertiva, no entanto cobrou que é papel das prefeituras manter a fiscalização.

“Não é função da Polícia Militar, a nível de colaboração nós fizemos também, mas todos os municípios têm sua área de postura, de fiscalização e essa norma sanitária precisa ser cuidada por todos os municípios”, declarou.

Blitz na Capital

No último dia 21, a prefeitura de Cuiabá anunciou a realização da blitz em bares e restaurantes ‘Consciência Já’. A iniciativa foi idealizada pela  Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A ideia é incentivar que os frequentadores desses estabelecimentos cumpram as medidas de biossegurança contra a Covid-19.

Algumas das medidas cobradas é o respeito ao distanciamento, o uso de máscaras e a proibição de beijos e abraços. Conforme o Decreto 8.392/2021, Cuiabá mantém a restrição a circulação de pessoas (toque de recolher) das 23h  às 5h até o próximo dia 2 de maio.

Fonte: Hipernotícias