Artigo: Gritos de dor! O que aconteceu?

Fonte:

COVID – 19 DOENÇA OU SANTINHO POLÍTICO?

Por: Fernanda Pires

Os gritos de dor dos pacientes infectados por esse vírus como também de seus familiares perante sua perda, deixa sensação de insuficiência diante de toda a situação no processo do tratamento ou na tentativa dele.

Impotência essa deixada por não poder estar ao lado no leito do hospital, segurando a mão daquele que luta pela vida, não poder perguntar “esse remédio é para?”, olhar nos olhos do médico e ouvir uma explicação no final de mais um dia fatídico, sensação não reduzida apenas aos “civis” (que não tem conhecimento na área da saúde), porém sentida por médicos e enfermeiros, tal fato acompanhamos por vê-los  lutando com inimigo imune a balas, orações e conhecimento científicos, verdade essa visível a cada chamada de TV e leitura de sites, jornais, revistas, entre outros.

Mas apesar de tudo parece que os gritos não estão sendo ouvidos, pois a cada morte por COVID-19, simplesmente sepulta e pronto, nada mais, como se tudo que vos ensinaram fosse ali reduzido a nada. Oque aconteceu? Onde está a explicação? Cadê a despedida?

A luta pelo fato de poder exigir saber o que aconteceu, está sendo negado a cada um que observa de longe o corpo daquele ente querido, colocado no saco preto e isso se repete a cada dia. Como relatado pelos familiares de WELLINGTOM PIRES PEREIRA DE VASCONCELOS.

  • Relato da mãe: “O Tom (como era chamado), foi internado em 08/04/2021 com 50% do pulmão prejudicado, intubado no dia 13/04/2021, passou a ter febre no dia 19/04/2021, informaram que a febre era devido uma infecção, colheram sangue para identificar o problema, infelizmente o Wellingtom faleceu no dia 21/04/2021, antes do resultado de exame. Seu filho veio a óbito. Oque aconteceu? Covid-19, depois apenas silêncio e dor”.

Infecção porquê? Intubo porquê? Perguntas feita para tentar afastar o medo de internar e ser intubado, que aterroriza uma população desamparada, da qual se vê no meio de uma guerra de poder político, vulgarmente tentando saber quem tem o maior mastro. Observa-se estados informando precisar de ventiladores para realizar VM (ventilação mecânica), mesmo tendo índice de mortalidade altíssimo pós intubar e estudo que desabona o uso desse procedimento inadequado no combate ao sintoma, como demonstrado no estudo publicado no site: https://vapotherm.com/pt-br/blog/entubar-ou-nao-os-pacientes-da-covid-19/

“ Entubar ou não os Pacientes da COVID-19? Alguns dos primeiros estudos da Província de Wuhan observavam a altíssima taxa de mortalidade dos pacientes de COVID-19 que eram colocados em ventilação mecânica (VM) — 81%1 e 97%2. Os autores desses estudos insistiram na necessidade de mais estudos e discutiram que esses resultados poderiam ser correlacionados com o fato de que aqueles pacientes que necessitavam de VM já apresentavam uma progressão muito grave da doença. No entanto, os números eram muito altos e, à medida que a pandemia continuava, os círculos clínicos aceitaram amplamente que os pacientes com COVID-19 não se saem muito bem nos ventiladores. Até os meios de comunicação populares começaram a diversificar a narrativa de “necessidade de mais ventiladores’ para adicionar manchetes como ‘Alguns médicos descartam o uso de ventiladores nos pacientes com o vírus”.

Na tentativa insana de buscar uma explicação e entender o que está acontecendo buscasse nas igrejas, a qual explica: É o final dos tempos! Jesus está voltando!

Levantando assim outra questão, quando houve a Peste Negra que matou 200 milhões de pessoas (estimado), no período de 1346 – 1353, será que tiveram eles a crença do apocalipse e a volta do salvador? Tentasse a explicação na área cientifica, qual não tem resposta concreta, demonstrando estar lutando como a emblemática representação da justiça, dentro do coliseu de olhos vendados. Gritasse socorro aos representantes políticos e se depara com engravatados que estão usando os corpos de nossos filhos, netos, pais, mães, avos, amigos, tios, primos, esposas, esposos para construir seu palanque e usando nossa luz de esperança para iluminar a câmera para propaganda eleitoral.

Fica aqui dica simples e verdadeira:

“A menos que você se importe de montão, nada vai mudar não”. Frase do filme O Lorax

*FERNANDA DE SOUZA PIRES  é profissional da comunicação em Cuiabá.

CONTATO: www.facebook.com/fernanda.souzapires.5