Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes e Migrantes em Mato Grosso (ADHIMI-MT) reúne material para acionar o Ministério Público Estadual (MPE) para que seja investigado ataque racista e xenofóbico sofrido por estrangeiros, em um ônibus de Cuiabá. O ato criminoso foi filmado e viralizou nas redes sociais no início desta semana.
Segundo a Polícia Civil, as vítimas não registraram ocorrência e o suspeito também não foi identificado ainda. Na filmagem é possível ver o rosto dele e o veículo estava cheio quando tudo ocorreu. Uma apuração a partir da denúncia da Associação pode ajudar a localizá-los por meio de vídeo da publicação em rede social.
Conforme o presidente da Associação, Clesius Monestine, os ataques contra os haitianos são frequentes, contudo, muitos não acionam a polícia por medo ou por acreditarem que a investigação não surtirá efeito.
“Falamos com secretário e estamos em contato com advogado para protocolar denúncia. Queremos que seja feito tudo de forma regular para que o culpado seja encontrado. O estrangeiro merece respeito”, destacou o presidente.
Ele explica que a discriminação vem de várias formas, não só com ataque direto, como foi registrado no transporte coletivo. É no motorista que não para e não espera o haitiano no ponto de ônibus, no funcionário que recusa atendimento em repartições públicas.
Ele ainda menciona casos de acidentes ou crimes dos quais os estrangeiros são vítimas e que as apurações não seguem adiante. “Não fazem questão de atender o haitiano”, frisou o haitiano. “Às vezes registramos BO, mas isso não vai além”.
“Essa não é a primeira vez que isso acontece em Cuiabá. Precisamos ter cuidado para que isso não aconteça mais. Todos estrangeiros merecem respeito, não só os haitianos”, esclareceu.
Quem sofrer ou presenciar ataques de tal natureza deve denunciar à Polícia Civil pelo telefone 197 ou comparecer à uma delegacia. No caso citado na matéria, a Polícia Militar também pode ser chamada via 190 e já proceder a prisão em flagrante do acusado.
Denúncias também pode ser feitas na ouvidoria do MPE pelo telefones 127, (65) 99259-0913, (65) 99269-8113, (65) 99271-0792.
O caso
O vídeo foi publicado na noite de segunda-feira (12) e mostra um passageiro sentado, xingando haitianos que estavam no banco oposto.
Ele fala “haitiano filho da p…, do cara…”, quando outro negro entra e passa pela roleta ele questiona: “haitiano? Haitiano também” e segue com a atitude criminosa. Depois ele fala “tem que matar tudo esses pretos do Cara…”.
A situação gerou revolta nas redes sociais, contudo no momento as pessoas não denunciaram.
Logo após a repercussão do crime, a Associação emitiu nota e se colocou a disposição das vítimas para denúncia do caso.
Confira nota
“A Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes e Migrantes em Mato Grosso (ADHIMI-MT) manifesta repúdio e indignação diante do fato explícito de racismo e xenofobia ocorridos contra 2 cidadãos haitianos em Cuiabá nesta última segunda (12), dentro de um transporte coletivo. Ainda não identificamos o agressor, e nos colocamos à disposição das vítimas para dar-lhes todo o suporte jurídico necessário para que façam os devidos encaminhamentos legais diante dos crimes praticados. Não vamos nos calar, solicitaremos à empresa uma manifestação a respeito do ato. Vidas negras e migrantes importam!
Atenciosamente,
ADHIMI-MT
Fonte: Gazeta Digital