Para conseguir dar a conotação certa às suas preocupações com relação à demora em fechar a compra, em definitivo, da vacina russa Sputnik V, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o governador Mauro Mendes(DEM) que, recentemente, anunciou a compra de 1, 2 milhão de doses, chegou a desabafar nesta terça-feira(13), que depois de quatro horas de reunião, sem um consenso, ele teria perdido a paciência com a direção da Anvisa.
Mendes participou de um vídeo na semana passada, na última terça(06), junto com outros governadores que fazem parte dos consórcios da Amazônia Legal e do Nordeste, pedindo a ajuda da Agência para a liberação da vacina russa.
O desabafo foi feito hoje em entrevista à Radio Capital FM, quando Mendes lembrou que na reunião, ele por diversas vezes teria perguntado à direção da Anvisa, o que precisava, o que era necessário fazer para fechar a compra das 37 milhões de doses, no total, dos governadores brasileiros, 1,2 milhão para Mato Grosso. E sobre a ‘má vontade’, da Agência em fechar a negociação.
“Eu não entendia tanta burocracia, já que tínhamos o dinheiro para a compra. Uma hora era documento, hora era qualquer outra coisa, mas sempre tinha um empecilho. Para mim a resposta é fácil, a Anvisa é do governo federal, então, senhores, o senhor já sabe o tamanho desta burocracia, da má vontade. E já havíamos, inclusive, realizado a negociação conjunta entre os estados do Consórcio Amazonas, o qual Mato Grosso faz parte, o Consórcio do Nordeste e o fundo soberano da Rússia. Assim, ainda não posso nem mais precisar quando ela chegará aqui, pensámos que seria agora, no final de abril”.
Mendes ainda apontou que – não só ele -, mas outros gestores têm dito desta ‘má vontade’ da Agência de não querer liberar a vacina russa, porque foi uma compra feita por governadores.
“É ridículo. Um absurdo. Vamos continuar trabalhando e, se Deus quiser, vamos conseguir botar a vacina no Brasil […]Chegou um ponto que perdi a paciência e eu pedi pelo amor de Deus que me dissessem o que precisa, é só dizer que vamos resolver”.
Voltando a revelar que hoje estaria difícil realizar um prognóstico quanto a chegada da Sputnik V. Mas comemorando, ainda que com bastante reserva, a leve melhora que vem ocorrendo, após as medidas mais duras para conter a disseminação da Covid-19, do quadro da saúde de Mato Grosso, em relação aos números de casos confirmados e de óbitos em decorrência da doença.
“Olha há alguns dias, tínhamos 2.430 pessoas internadas, isto já caiu para duas mil, falando, obviamente, de todos os hospitais públicos e privados do Estado. Haviam 200 pessoas na fila de espera, hoje, já me avisaram que já são 80 pessoas nesta fila de espera. Claro, isto ainda mostra um quadro grave da epidemia, mas sinaliza para uma leve mudança e melhora quanto a gravidade do sistema de saúde suportar os números quee vínhamos aí tendo da covid-19”.
Fonte: PNB Online