Por unanimidade, o Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) julgou regulares as contas anuais de gestão da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), referentes ao exercício de 2019. Sob relatoria do conselheiro interino Luiz Henrique Lima, o balancete foi apreciado na sessão ordinária remota do último dia 6.
Na análise das contas, a equipe técnica da Secretaria de Controle Externo (Secex) de Educação e Segurança Pública observou as informações orçamentárias, financeiras, contábeis, patrimoniais e de resultados da secretaria.
Em seu voto, o relator apontou que os achados de auditoria foram todos sanados após apresentação da defesa e fez questão de destacar o trabalho da equipe técnica, bem como os resultados positivos alcançados pela Sesp-MT entre 2016 e 2019, apontados no relatório.
“Houve uma redução muito significativa de crimes contra a vida e contra instituições financeiras em Mato Grosso. Algumas modalidades criminais tiveram aumento, como furto de motocicletas, mas o roubo de veículos diminuiu. Os crimes mais graves contra a vida e contra o patrimônio tiveram redução significativa”, ressaltou Luiz Henrique Lima.
Frente ao exposto, seguindo o parecer da equipe técnica e do Ministério Público de Contas (MPC), o relator votou pela regularidade das contas anuais de gestão da Secretaria de Estado de Segurança Pública, com apenas uma recomendação, referente à normatização das instruções de tiro para os profissionais da área da saúde.
Clique aqui e confira o vídeo completo do julgamento.