O prefeito de Rondonópolis (215 km ao Sul de CUiabá), José Carlos do Pátio (SD), ameaça fechar a cidade e “parar o país”, caso a situação da covid-19 não melhore na região e a cidade não receba a quantidade de vacinas adequadas à sua população. Em vídeo que circula nas redes sociais, ele afirma que vem sendo pressionado para não estabelecer lockdown, mas vai fazer se o cenário não mudar.
“Por enquanto estou segurança para não ter lockdown. Vou segurar até onde puder, mas se eu sentir que está ficando incontrolável, vou tomar uma atitude. Quando a gente fecha, liga todo mundo. A ministra da Agricultura me ligou quando fechei Rondonópolis a primeira vez. Me ligou 3 vezes, porque iria parar o país. Eu disse, ministra, não adianta ligar. Eu preciso cuidar do meu povo”, declarou na filmagem.
Em junho de 2020, Rondonópolis decretou lockdown por força de decisão judicial. Depois, o município conseguiu reverter a determinação e afrouxou as medidas.
Nessa época, a ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, acionou o prefeito exigindo a reabertura, como conta o gestor no vídeo. Rondonópolis é uma importante rota de escoamento da produção agrícola do estado, o maior produtor de grão do país. Além dos caminhões que seguem em direção aos portos para exportação, a cidade abriga o terminal ferroviário, que transporta o que é produzido em todo o estado para o porto de Santos (SP).
“Se continuar desse jeito. Não mandando vacina para Mato Grosso e Rondonópolis, ou mandando a menos do que deveria mandar, proporcional ao que está mandando para o país, ai eu vou ter que tomar uma atitude. Porque, se parar Rondonópolis, eu paro uma parte de Mato Grosso e paro o país. Aí vão começar a olhar para Mato Grosso. Não é justo o que está acontecendo”, ameaça o prefeito.
Segundo o boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira (22), Rondonópolis tem 22.337 casos de covid confirmados e 542 mortos pela doença. A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) públicas na cidade está em 120%. Há 30 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e 6 pacientes na espera por uma vaga. Há apenas uma UTI covid em hospital privado e está ocupada, com fila de espera de 9 pessoas.
Até o momento, 13933 vacinas foram aplicadas em Rondonópolis. 10166 da primeira dose e 3767 da segunda.
Outro lado
A assessoria da Prefeitura de Rondonópolis foi procurada, mas não respondeu sobre a quantidade de vacinas recebidas, nem lockdown.
Fonte: Gazeta Digital