O Hospital São Mateus reabriu o serviço de Pronto-Atendimento (PA) na tarde desta sexta-feira (19). O atendimento havia sido suspenso na quinta-feira (18), devido à alta de casos da Covid-19. Segundo a assessoria, a medida foi adotada para o remanejamento de pacientes que já estavam em triagem.
A superlotação aconteceu somente na ala dedicada ao atendimento de pacientes com diagnóstico de coronavírus. Em outras alas do hospital, como o Centro Cirúrgico, os atendimentos continuam acontecendo dentro da capacidade.
Em nota, o hospital reforçou que preza pela segurança dos pacientes e de toda a equipe de colaboradores, técnicos, enfermeiros e médicos, seguindo todas as normas e protocolos preconizados pelas autoridades de saúde nacionais e internacionais.
“Ressaltamos ainda que vivemos uma situação crítica da pandemia, na qual a alta taxa de contágio continua pressionando o Sistema de Saúde, público e privado, por atendimentos e internações. Fazemos o apelo para que a população fique em alerta e reforce todas as medidas de precaução e de combate à pandemia”, diz trecho.
O Complexo Hospitalar São Mateus foi o terceiro na rede particular da Capital que fechou as portas da unidade de Pronto-Atendimento. No início da semana, os hospitais São Judas Tadeu e Complexo Hospitalar Cuiabá também adotaram a medida e voltaram a receber pacientes depois da readequação de leitos.
Números da pandemia
Mato Grosso registrou quase 3.500 casos de Covid-19 em 24 horas. Entre a última quarta-feira (17) e quinta-feira (18), 3.417 pessoas se infectaram com o vírus. Com isso, o Estado acumulou 282.595 confirmações da doença. Ao todo foram registrados 6.641 óbitos em decorrência da Covid-19, 67 mortes em 24 horas.
As informações são do Site Hipernotícias