Os recentes equipamentos de monitoramento de trânsito instalados pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), possuem a tecnologia OCR (leitores ópticos de caracteres).
Na terça-feira (16), dois homens foram presos após passarem na MT- 251 – Rodovia Emanuel Pinheiro – com um veículo Corolla, da Toyota, cor branco, roubado. Devido à integração do sistema de câmeras da Semob com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), está sendo possível a Polícia Militar recuperar veículos.
“Os novos equipamentos modernos possuem esse sistema que detecta e recebe um alerta na central de monitoramento da Semob. E agora, com a integração de imagens entre os dois órgãos, tanto a Semob quanto a Sesp passam a ter um campo maior de visibilidade do trânsito da capital. O sistema ajuda até mesmo a rastrear um veículo roubado que passa na via que possui um radar”, explicou.
Centro de Controle: O Centro de Controle de Mobilidade Urbana, que funciona na sede da Secretaria, desenvolve algumas atividades: Monitoramento do trânsito, conta com 38 câmeras distribuídas em pontos estratégicos em nossa capital, para gerar maior segurança e conforto para a população cuiabana;
Atendimento através do FISCALIZAP, ferramenta que utiliza o whatsapp, aproximando o munícipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Salienta-se que essa ferramenta tem como escopo receber comunicações relativas aos estacionamentos irregulares, falta de sinalização na via, acidentes de trânsito, congestionamentos nas vias, dentre outras situações atípicas no trânsito.
O número para contato é o 65- 99235-6950.
Atendimento aos munícipes que se envolveram em acidentes de trânsito, em relação a requerimento de imagens das câmeras de videomonitoramento, desde que munidos do boletim de ocorrência ou boletim de acidente, e mediante preenchimento do formulário de requerimento das imagens.
Trabalho em conjunto com órgãos da segurança pública como: Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, dentre outros.
Fonte: Repórter MT