Projeto de Sargento Joelson prevê liberação de vans escolares para o transporte de passageiros

Fonte:

Com o surto pandêmico do Covid-19, o serviço de Transporte de Vans Escolares sofreu duras penas e estão praticamente sem trabalhar neste período. A espera da liberação total das aulas presenciais, sem previsão de volta, não estão tendo nenhum ganho para pagar as contas e a maioria está parada.

Vendo isso o vereador por Cuiabá Sargento Joelson (SD), apresentou na Câmara Municipal de Cuiabá, um projeto de lei que autoriza os veículos do Transporte Escolar Urbano, regularmente permissionados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – Semob a realizarem transporte alternativo enquanto perdurar o estado de calamidade pública causada pela pandemia da covid-19 nos horários de pico.

O vereador ressalta a necessidade de ajudar esta classe e assim buscar opção para que possam trabalhar, sendo contratado pela prefeitura ou até mesmo com a liberação do pagamento de passagens. “Este projeto já está sendo discutido em outras cidades, tem também um projeto federal a cerca do tema, nós propomos dar opção de trabalho a estes proprietários de vans escolares por entender que estão com dificuldades de trabalho, e que a Prefeitura utilize este transporte alternativo para os horários de pico, para que resolva ou amenize os problemas da super lotação nos pontos de ônibus ou até mesmo em algumas linhas específicas, seguindo claro, todo protocolo exigido de biossegurança. Se aprovado, iremos ter ai uma solução no aumento de frota, são 220 veículos aptos a exercer, isso tudo somente até que passe a pandemia e todos possam trabalhar normalmente”, frisa Joelson.

Segundo a presidente da Associação dos Permissionários do Transporte Escolar (Aspetre), Jussania Santos, houve uma discussão a cerca do tema no ano passado. Houve reunião com prefeito e acha positivo o vereador ter apresentando o projeto que irá apoiar o que for de favor da categoria e disse também que único benefício que a classe teve neste período foi 3 parcelas de R$ 500 reais de auxilio emergencial.

Em Campo Grande, os vereadores aprovaram uma lei que autoriza a utilização para transporte de passageiros das Vans Escolares em sistema de aplicativo. O projeto do vereador de Cuiabá tem por objetivo buscar opção junto a auxiliar o transporte coletivo da capital.

Hoje estão cadastrados cerca de 220 veículos prontos a circular no município, na Semob estes profissionais estão cadastrados e teriam já capacidade técnica para exercer a atividade inclusive com crianças, então o projeto preserva todos os critérios de segurança assegurados em vistoria e concessão de autorização.

Na sessão o vereador Sargento Joelson foi parabenizado pela apresentação do projeto e recebeu apoio de demais vereadores, que disseram ser favoráveis e pertinente a aprovação desta lei.