Inpe em Cuiabá recebe primeiras imagens do satélite Amazonia 1

Fonte:

Satélite faz parte da Missão Amazonia 1, que vai fornecer dados de sensoriamento remoto para monitorar o desmatamento e a agricultura.

As estações terrenas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de Cuiabá e de Cachoeira Paulista (SP) receberam as primeiras imagens do satélite Amazonia 1. Após dois dias de testes com todos os subsistemas do satélite, a câmera WFI do Amazonia 1 foi ligada sobre o Brasil nas duas passagens diurnas. A primeira passagem, mais a leste, teve início às 9:57:27 do dia 03 de março e término às 10:08:27, horário local de Brasília. A segunda passagem, mais a oeste, teve início às 11:35:27 e término às 11:47:57, horário local de Brasília, e foi recebida com sucesso pela estação terrena do Inpe em Cuiabá. As estações terrenas do INPE receberam e gravaram os dados brutos da câmera WFI, que foram processados em São José dos Campos e em Cachoeira Paulista.

De acordo com o Inpe, assim que terminar a fase de manobras para colocação do satélite em sua órbita nominal, o que deve ocorrer até o dia 15 de março, começa a fase de comissionamento da câmera WFI do Amazonia 1, com duração prevista de aproximadamente dois meses.

Durante essa fase serão avaliadas a qualidade radiométrica e geométrica das imagens. Todos os ajustes necessários nos parâmetros de configuração do processamento serão feitos nesse período com o objetivo de gerar produtos de imagens com a melhor qualidade possível. Ao fim da fase de comissionamento, o satélite Amazonia 1 poderá ser oficialmente declarado operacional e as imagens serão colocadas à disposição da comunidade de usuários por meio do catálogo de imagens do INPE.

Amazônia 1

Inpe

Inpe - imagens de satélite - Amazônia

Amazônia boliviana também foi registrada pelo satélite brasileiro

O primeiro satélite de observação da Terra totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil foi lançado no início da madrugada do dia 28 de fevereiro. O Amazonia 1 foi colocado em órbita pela agência espacial indiana Indian Space Research Organisation (ISRO), no Satish Dhawan Space Centre, em Sriharikota, na Índia.

O satélite faz parte da Missão Amazonia 1, cujo objetivo é fornecer dados de sensoriamento remoto para monitorar o desmatamento e a agricultura no país. Ele vai gerar imagens a cada 5 dias e também poderá fornecer dados de um ponto específico em dois dias.

Fonte: PNBonline, Inp MT