O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), editou novo decreto de situação de emergência na capital em razão do aumento de casos do novo coronavírus. No documento são elencados vários motivos para a tomada da decisão. Contudo, não foram anunciadas nenhuma medida de emergência na prática.
Segundo a prefeitura, o decreto ampara o município para ampliação de fiscalização, por exemplo, e também possibilita maior agilidade para aquisições de insumos destinados a Covid-19. Afirma ainda que novas medidas serão descritas em decretos específicos.
Entre os motivos destacados estão o crescente aumento da taxa de ocupação dos leitos hospitalares nos estabelecimentos públicos e privados de saúde por pacientes infectados pelo Covid-19; a vacinação em fase inicial e a demora na imunização da maioria da população por causa da falta de vacinas suficientes.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 47.329 mil pessoas foram contaminadas pela doença e outras 1.341 mil morreram por causa da doença, em Cuiabá.
Fonte: G1 MT