O governador Mauro Mendes (DEM) confirmou, nesta terça-feira (2), que a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, apresentou um novo quadro de Covid-19. A primeira vez que a primeira-dama testou positivo foi em setembro do último ano. Segundo o governador, Virginia está sendo tratada pela possível reinfecção em casa, em observação.
Católica, a primeira-dama postou em suas redes sociais que apesar de estar angustiada, aflita e triste, tem orado para Nossa Senhora Aparecida para enfrentar o desafio.
“Entregue suas preocupações à Nossa Senhora e confie. Quem está próximo à ela, está mais próximo de Jesus”, escreveu em sua conta no Instagram.
Durante visita de cortesia na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o governador lembrou que a esposa é do grupo de risco por ser transplantada. Em 2014, a primeira-dama recebeu um dos rins do marido.
“Ela está dentro do chamado grupo de risco e tinha pego no ano passado o coronavírus, com dois testes de PCR que confirmou. Ontem tive a infeliz confirmação que ela mais uma vez pegou e está reincidente com Covid-19”, lamentou Mendes.
“Ela está apresentando sintomas bastante severos, dor no corpo, dor de cabeça, febre, mas não está internada por enquanto. Ela está em casa em observação”, completou o governador destacando que a filha menor do casal também está com o vírus.
Diante do drama familiar, o governador apelou para que as pessoas redobrem a atenção com as medidas de combate ao vírus, que retomou sua força de transmissão depois das eleições e festas de final de ano.
“As pessoas têm uma ideia errada de quem pegou não pega mais. Os cuidados precisam ser mantidos e normalmente, a reinfecção em alguns casos vem pior, com sintomas mais graves. As pessoas devem se manter atentas, não devem achar que já acabou”, concluiu.
Números da pandemia
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde da última segunda-feira (1º), 218.023 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.154 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Foram notificadas 1.003 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado.
Dos 218.023 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 7.702 estão em isolamento domiciliar e 204.167 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 288 internações em UTIs públicas e 291 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 73,66% para UTIs adulto e em 34% para enfermarias adulto.
Fonte: Hipernotícias