Secretário de Saúde alerta para avanço da Covid com a possível chegada da nova cepa em MT

Fonte:

O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo classificou como grave a falta de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sobretudo, nesta segunda onda da Covid-19 em Mato Grosso e ainda apontou uma perspectiva de piora com a possível chegada da nova cepa.

A afirmação foi dada em entrevista à Rádio Conti, na manhã desta terça-feira (2).

“Efetivamente, a situação é muito grave, com uma perspectiva muito grande de piora. Ontem (1º), nós já estávamos, praticamente, com toda a rede privada de Cuiabá sem leitos de UTIs e com um número muito pequeno na rede pública. A tendência dessa nova cepa chegar a Mato Grosso é muito grande e, provavelmente, teremos dias difíceis pela frente”, apontou o secretário.

Gilberto revelou ainda que pelo menos 5% das pessoas infectadas acabam demandando por leitos hospitalares, contudo, para a população, essa porcentagem é enxergada como insignificante por ser, aparentemente, um número baixo.

“Isso dá uma sensação para a população que não é significativo. A maioria está apostando que vai estar entre os 95% dos infectados que não vão demandar por um leito hospitalar ou chegar em um diagnóstico grave. E isso é temeroso porque só os 5% é o suficiente para colapsar toda a rede de saúde existente no país”, disse Gilberto.

Conforme o secretário disse, desses 5% testados positivos, aproximadamente, 2% vão precisar de leito de UTI.

“Esses 5%, provavelmente, acabaram demandando por uma assistência hospitalar, seja ela pequena ou mais robusta. E ainda, aproximadamente, 2% desses infectados vão precisar de leito de UTI. Percentualmente parece pouco, mas dá para verificarmos que a nossa taxa de letalidade no estado é muito alta. Já estamos com 5 mil óbitos”, finalizou.

Casos de Covid-19 em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde de segunda-feira (01), 218.023 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.154 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 1.003 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 218.023 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 7.702 estão em isolamento domiciliar e 204.167 estão recuperados.

Fonte: O Bom da Notícia