A Politec já deu início à apuração das possíveis causas da explosão de um gasoduto no município de Nossa Senhora do Livramento, ocorrida no último sábado (30).
A análise está sendo feita pela Gerência de Perícias de Meio Ambiente e Engenharia Lega do órgão.
Exames preliminares de local identificaram uma explosão intensa, cujo epicentro e áreas mediatas abriram uma cratera com cerca 20 metros quadrados de abertura e a profundidade no epicentro atingiu pouco mais de cinco metros.
Parte da tubulação do gasoduto foi lançada a cerca de 120 metros da região do epicentro. Apesar da forte explosão e intensidade dos danos nos imóveis e veículos existente nas adjacências, não houve vítimas gravemente feridas no local.
A previsão é que o laudo pericial seja emitido no prazo de 90 dias.
O vazamento do gasoduto da Âmbar Energia atingiu uma casa e feriu duas mulheres com detritos de pedras arremessados no rompimento.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas sofreram escoreações leves pelo corpo e foram socorridas pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), sendo encaminhadas para atendimento médico.
O Corpo de Bombeiros informou que realizou o isolamento de todo o local e fez uma varredura na região, mas não encontrou outras vítimas.
Em nota, a Gás Ocidente Mato Grosso (GOM) informou que seu sistema de monitoramento identificou uma perfuração do gasoduto e fechou automaticamente as válvulas de segurança do trecho afetado, interrompendo o fluxo de gás.
“O incidente ocorreu em área rural e o gás não representa risco ambiental. As autoridades foram imediatamente acionadas. Equipes da companhia estão trabalhando no local para reparar os danos à tubulação”, pontuou.
Fonte: Midianews