Após explosão, vazamento em gasoduto foi contido e não há mais riscos, garante empresa

Fonte:

Após o incidente que ocasionou a explosão de um trecho do gasoduto localizado cerca de 1,5 quilômetro da entrada de Nossa Senhora do Livramento (39km de Cuiabá), na mineradora de propriedade de Rico Abdala, a empresa Gás Ocidente Mato Grosso (GOM), se pronunciou oficialmente através de uma nota encaminhada ao site Baixada Cuiabana, na tarde deste sábado (30).

Conforme a empresa, o sistema de monitoramento já identificou uma perfuração do gasoduto e fechou automaticamente as válvulas de segurança do trecho afetado, interrompendo o fluxo de gás. Ainda segundo a Gás Ocidente, o incidente ocorreu em uma área rural e o gás não representa risco ambiental.

Na nota, a GOM informa ainda que não houve vítimas e que equipes da companhia estão trabalhando no local para reparar os danos à tubulação.

Confira a íntegra da nota publica pela Gás Ocidente

A Gás Ocidente Mato Grosso (GOM) informa que seu sistema de monitoramento identificou uma perfuração do gasoduto e fechou automaticamente as válvulas de segurança do trecho afetado, interrompendo o fluxo de gás. O incidente ocorreu em área rural e o gás não representa risco ambiental.

As autoridades foram imediatamente acionadas e reportaram que não houve vítimas. Equipes da companhia estão trabalhando no local para reparar os danos à tubulação.

Entenda o que houve

Parte de um gasoduto explodiu a cerca de 1,5 quilômetro da entrada de Nossa Senhora do Livramento (39km de Cuiabá), na mineradora de propriedade de Rico Abdala. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, assim como da Polícia Civil e do Batalhão Ambiental, compareceram ao local e relataram que a situação já está sob controle e vão iniciar as investigações sobre o caso.

Segundo informações da assessoria de imprensa dos bombeiros, a explosão teria acontecido próximo à entrada de Livramento, sentido Cáceres, perto do posto pantanal/mineradora Abdala, na zona rural. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a explosão aconteceu na BR-070/MT, quilômetro 545, próximo a comunidade Carijó. A via foi interditada em ambos os sentidos.

O gasoduto é uma rede de tubulações que leva o gás natural das fontes produtoras até os centros consumidores. O gasoduto Bolívia-Brasil transporta o gás proveniente da Bolívia para atender os Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Transporta grandes volumes de gás, possui tubulações de diâmetro elevado, opera em alta pressão e somente se aproxima das cidades para entregar o gás às companhias distribuidoras, constituindo um sistema integrado de transporte de gás.

Veja o momento da explosão no gasoduto

Vídeos gravados por populares mostram algumas das explosões e nuvem de poeira e estilhaços sendo arremessados enquanto carros de passeio e carretas trafegam pela BR-070.