Advogado do PROS quer lançar Emanuel Pinheiro ao Governo de Mato Grosso

Fonte:

Aproveitando o clima de confronto interno no MDB de Cuiabá que está rachado com uma ala exigindo a saída do prefeito Emanuel Pinheiro, o advogado Carlos Frederick, ex-candidato a vereador em 2020, anunciou que fez um convite ao emedebista para mudar de partido e se filiar ao PROS, sigla da qual ele é vice-presidente estadual. Empolgado, o jurista acredita que Emanuel é um forte nome para disputar o Governo de Mato Grosso em 2022 e já prevê essa possibilidade caso o convite seja aceito.

Contudo, esse posicionamento de Frederick não encontra respaldo dentro do PROS, cujo presidente estadual, o deputado João Batista, sequer cogita a possibilidade de ter Emanuel Pinheiro como correligionário. AO FOLHAMAX, o parlamentar afirmou que não houve qualquer convite formal por parte de lideranças do PROS ao prefeito da Capital.

Até porque, conforme pondera João Batista, a legenda aposta suas fichas na advogada Gisela Simona, liderança em ascensão dentro do PROS que protagonizou confrontos polêmicos com Emanuel nas eleições de 2020, quando ela disputou a Prefeitura de Cuiabá e afirmou em várias ocasiões que Emanuel Pinheiro, então candidato à reeleição era o “símbolo nacional da corrupção”.  Dentro do MDB, a deputada estadual Janaina Riva, preferida do presidente estadual do partido, o deputado federal Carlos Bezerra, está na briga pela presidência do diretório municipal e já dá como certa a saída de Emanuel Pinheiro.

Por isso se antecipou e convidou Gisela Simona para se filiar ao MDB. E aproveitando esse clima de revanchismo, o advogado Carlos Frederick informou que fez o convite ao prefeito de Cuiabá, nesta terça-feira (26), para se juntar ao Partido Republicano da Ordem Social. “Quero Emanuel como candidato a governador pelo PROS. E vou defender isso no partido caso ele venha a se filiar”, confidenciou Frederick ao FOLHAMAX.

Esse convite, segundo ele, também foi estendido ao colega de profissão, o advogado Francisco Faiad, que era presidente municipal do MDB e agora trava uma disputa contra Janaina  pelo cargo de presidente. Faiad é aliado de primeira hora de Emanuel Pinheiro e foi coordenador jurídico da campanha à reeleição vitoriosa de Pinheiro em novembro do ano passado.

Ocorre que o convite de Carlos Frederick a Emanuel, de acordo com o deputado João Batista, não passa de uma vontade individual e isolada do advogado. “Não houve nenhum convite formal, inclusive, eu como presidente do partido não fiz o convite, respeito o patrimônio político do prefeito, mas membros, um ou outro que em conversa com ele falou que ele seria bem vindo ao PROS, mas não partiu do presidente de forma alguma”, diz o deputado.

João Batista deixa claro que os planos para 2022 incluem a advogada Gisela Simona, que segundo ele, não deve trocar o PROS pelo MDB como sugeriu Janaina Riva. “Nós temos dentro do partido a Gisela que foi candidata a prefeita, existem algumas situações e a gente não vai causar um constrangimento interno até mesmo com quem está no partido por causa disso. Não desmerecendo o potencial do prefeito, o patrimônio político dele, mas seria desnecessário a gente causar esse mal-estar”.

Sobre o convite feito pelo primeiro-vice presidente da sigla, João Batista disse que vê como naturalidade pois o advogado Carlos Frederick tem uma relação muito boa com o prefeito Emanuel Pinheiro, por ser bastante conhecido no meio jurídico e ter contato com boa parte do grupo político do prefeito de Cuiabá.  Dessa forma, diz não ver qualquer problema no fato de Frederic expressar sua vontade em ter o Emanuel no partido.

“Ele fez um convite informal, algo que é uma vontade dele, não representa o conjunto, até porque muito embora eu seja o presidente, eu também não posso chegar sem ouvir a base, o grupo dos filiados ao partido e simplesmente sair por ai fazendo convites. E também não ia fazer isso pra causar constrangimento pra uma pessoa que nós temos que a gente sabe que tem projetos futuros e está aqui junto com a gente, que é a Gisela. Não vejo possibilidades, a Gisela não vai sair do partido, não acredito na saída dela do PROS ”, colocou o deputado.

Fonte: Folhamax