O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) vai anunciar nesta segunda-feira (18), como será a programação do plano de vacinação contra a covid-19 na Capital. Na tarde deste domingo (17), os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram o uso emergencial das vacinas de Oxford, produzida em parceria com a Fundação Fiocruz e da Coronavac, produzida em parceria com o Instituto Butantan.
Em Cuiabá devem ser vacinadas cerca de 125 mil pessoas na primeira etapa da imunização, mas a chegada das doses para iniciar a vacinação a partir de quarta-feira (20), como previsto inicialmente, ainda é a principal dúvida já que o Governo Federal têm à disposição cerca de 8 milhões de doses da Coronavac, mas as vacinas de Oxford ainda não foram enviadas pela Índia ao Brasil.
O grupo prioritário a ser vacinado nessa primeira etapa inclui profissionais de saúde, idosos e pessoas com deficiência. Na segunda-feira, o prefeito vai explicar datas, locais e quem será vacinado inicialmente.
A vacinação deve ocorrer na rede de postos de saúde da Capital, como é de costume.
A aprovação emergencial foi condicionada ao monitoramento das incertezas e reavaliação periódica. Segundo o relatório, a decisão foi tomada devido ao cenário da pandemia, o aumento de casos e ausência de alternativas terapêuticas.
Estados e municípios aguardam agora a liberação das doses de vacinas.
Fonte: Repórter MT