O ex-namorado que foi preso em flagrante por matar a empregada doméstica Domingas Cecília da Silva Oliveira, de 49 anos, foi encaminhado ao Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), antigo Presídio do Carumbé, neste domingo (20).
Ele passou por audiência de custódia com o juiz Lídio Modesto da Silva Filho, da Quarta Vara Criminal. O magistrado converteu a prisão dele em flagrante para preventiva.
Alecino Anunciação de Santana, de 40 anos, foi preso por matar a ex-namorada em Cuiabá — Foto: Facebook
A vítima foi morta esfaqueada neste sábado (19) pelo ex-namorado, Alecino Anunciação de Santana, de 40 anos, na Avenida Carmindo de Campos, em Cuiabá.
Domingas estava no caminho para o trabalho quando foi assassinada. O corpo dela foi enterrado no domingo em Barão de Melgaço, onde vivem os familiares.
No vídeo, o ex-namorado chega de bicicleta e para ao lado da vítima, que é agredida com socos e chutes e, em seguida, esfaqueada no pescoço.
O suspeito foi preso na casa dele logo após ser identificado como autor do crime.
De acordo com o delegado Anderson Veiga, da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), Domingas teve um relacionamento com Alecino por dez anos e já havia registrado denúncias contra o ex-companheiro por violência doméstica.
Domingas Cecília, de 49 anos, era doméstica e estava indo trabalhar quando foi assassinada — Foto: Arquivo pessoal
O delegado afirmou também que a vítima já teve medida protetiva contra o ex-companheiro e que o suspeito, inclusive, já usou tornozeleira eletrônica por violência doméstica cometida contra a ex-namorada.
Domingas saía todos os dias de casa por volta das 05h15 para o seu local de trabalho, que fica a, aproximadamente, 100 metros de sua residência, no bairro Campo Velho.
Para praticar o crime, o suspeito esperou a vítima sair e passou a persegui-la de bicicleta.
O suspeito perseguiu a vítima de bicicleta antes de matá-la — Foto: Divulgação
A avenida em que o crime aconteceu é movimentada, mas, por causa do horário, o comércio da região não estava aberto e a rua, vazia.
A vítima já estava morta quando o Samu chegou no local.
Com ela, foram encontradas uma mochila e uma aliança. No celular de Domingas, a polícia encontrou diversas mensagens com ameaças de morte enviadas pelo suspeito.
Com as imagens das câmeras e identificação do suspeito feita pelas testemunhas, os investigadores da DHPP foram até a residência de Alecino, onde foi realizada a prisão em flagrante.
Ele foi conduzido à delegacia e após ser interrogado pelo delegado Anderson Veiga foi autuado em flagrante pelo crime de feminicídio.
Feminicídios
O número de casos de feminicídio aumentou 42% em Mato Grosso em 2020 em comparação com 2019. Os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) apontam que foram 54 casos entre janeiro e novembro deste ano. No mesmo período do ano passado foram 38.
Já os homicídios de mulheres, não qualificados como feminicídio, foram 36 neste ano. No mesmo período do ano passado foram 43, uma redução de 16%.
Ao somar os feminicídios e homicídios de vítimas femininas, são 90 casos contra 81 no mesmo período de 2019, o que representa um aumento de 11% em ocorrências do tipo.
Fonte: G1 MT