O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, fiéis e outras personalidades, lamentaram a morte do arcebispo emérito de Cuiabá, Dom Bonifácio Piccinini, aos 91 anos, na noite de sábado (28). Mendes decretou luto oficial de 3 dias. Velório acontece na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá até às 9h de segunda-feira (30), quando o corpo será sepultado na cripta da igreja.
“Recebemos a notícia com grande pesar. Perdemos hoje um homem que fez a diferença com suas ações e sua fé. Ele sempre foi um exemplo para todos nós”, afirmou o governador e a primeira-dama, Virgínia Mendes.
Já Pinheiro, destacou que recebeu a notícia com tristeza. “Todos perdemos uma referência, por sua dedicação ao fortalecimento da comunidade católica em mais de 45 anos de trabalho destinados a ajudar as pessoas”, declarou o prefeito ao lado da primeira-dama, Márcia Pinheiro.
O ex-governador de Mato Grosso, Júlio Campos, lamentou a morte de Dom Bonifácio e afirmou que era amigo pessoal do religioso. “Envio aos seus familiares e a toda comunidade católica os meus sentimentos e votos de pesar”.
No instagram, a deputada Janaina Riva lamentou a morte de Dom Bonifácio e destacou que “a igreja católica perde um grande líder”.
Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, destacou Bonifácio como um “grande líder religioso, que por meio do ministério, mostrava força da fé”. Para ele, o momento é de tristeza e expressou solidariedade da família aos amigos, familiares e a comunidade católica.
No grupo do Facebook ‘Cuiabá de Antigamente’, vários fiéis lamentaram a morte de Dom Bonifácio. Em uma das mensagens, Celso Anselmo Bicudo Paula Souza, lembrou de quando ele recebeu o Papa João Paulo II em Cuiabá.
Além disso, destacou que nos últimos anos, Dom Bonifácio era visto caminhando no fim da tarde pela avenida Fernando Corrêa da Costa.
“O povo mato-grossense e os cuiabanos de antigamente o saúdam, em nome da sua postura honrada e digna que dirigiu a Igreja Católica Cristã por anos. Nossa gratidão”.
Despedida
Velório de Dom Bonifácio está acontecendo desde as 4h deste domingo (29), na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. As missas de corpo presente ocorrem 11h, 13h, 15h, 17h e 19h.
Já na manhã de segunda-feira (30), a missa exequial está marcada para 8h, seguido do sepultamento, às 9h, na cripta da Catedral.
Dom Bonifácio tinha 91 anos e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa, desde a última segunda-feira (23), após ter uma queda de pressão.
Fonte: Gazeta Digital